sexta-feira, 22 de julho de 2011

PMP para veteranos

Em função do anúncio feito pelo PMI das mudanças que o exame PMP irá sofrer a partir de 31-ago próximo, nos últimos dias alguns colegas tem me perguntado como devem proceder para obter a certificação antes das mudanças. No caso de colegas mais veteranos a minha resposta padrão segue abaixo, passo a passo:


0. Verificação de elegibilidade: verifique se você atende os requisitos de experiência (4500 horas de experiência em atividades de liderança e direção de projetos distribuídas por 36 meses nos últimos 8 anos) e educação em GP (vale qualquer curso ou cursos, feitos por você em qualquer época da sua vida, que somem no mínimo 35 horas de treinamento focado em áreas de conhecimento de GP).

1. Se filiar ao PMI e opcionalmente a algum capítulo brasileiro (de preferência o PMI-MG, do qual sou o atual Presidente!). Custa U$129, mais U$20 do capítulo. Isto irá te dar desconto na inscrição para a prova (sai por U$405 ao invés de U$555) e todos os benefícios da filiação, como por exemplo acesso a versão PDF de todos os padrões do PMI, incluindo o Guia PMBOK.

2. Baixar o Guia PMBOK na área de membros do portal do PMI e fazer uma leitura crítica, começando pelo glossário (muito importante!).

3. Realizar o processo de inscrição para o exame. Se você não for selecionado para auditoria isto deve levar cerca de duas semanas. Se for auditado adicione mais umas quatro semanas.

4. Agendar a prova, que é aplicada online no Brasil em centros Prometric.

5. Comprar e estudar o livro da Rita Mulcahy. No total ele tem cerca de 400 questões simuladas.

6. Fazer pelo menos um simulado completo de 200 questões no mesmo horário em que agendou o exame, até 10 dias antes da data marcada. O ideal é buscar um simulado confiável e que não repita as questões do livro da Rita.

7. Caso se sinta confortável com o resultado, vá em frente e faça a prova. Recomendo um dia antes dar uma nova lida no glossário e capítulos 1 a 3 do Guia PMBOK. Caso não se sinta confortável reagende a prova mais para a frente (até uma semana antes não tem custo por reagendamento) e faça uma revisão nos estudos. Caso reagende para depois de 30-ago se prepare para uma possível revisão em função das mudanças no exame.

8. Caso não seja aprovado, pegue seu "score report" para identificar as  áreas em que precisa estudo adicional, faça um plano de ação e já reagende um novo exame. Como você se filiou no passo 1 isto vai te custar U$275, ao invés de U$375 para não-filiados. Você pode fazer até duas tentativas dentro do ano em que se inscreveu.

Sobre a data do seu exame, compartilhe com o menor grupo de pessoas possível, isto é assunto pessoal e privado de alta prioridade. Deixe para tornar a coisa pública depois que tiver sido aprovado, a melhor pressão neste tipo de projeto é a que colocamos sobre nós mesmos (por isto a recomendação de agendamento do exame logo no item 4).

Agora, caso você não tenha disciplina para estudar por conta própria, avalie a possibilidade de fazer um curso preparatório, mas o investimento (principalmente em tempo, as durações começam a partir de 40h de aula) é alto!

Quando for fazer a prova procure recitar este "mantra do PMP", de minha autoria, que deve te ajudar a entrar no "estado mental" ideal para fazer a prova:

Eu sou gerente de projetos em uma grande organização com estrutura matricial forte. Eu gerencio projetos internos e alinhados com nosso planejamento estratégico. Eu e minha equipe somos totalmente dedicados ao projeto, que gerencio com base em uma metodologia interna de GP aderente ao Guia PMBOK. Nós gerenciamos projetos com base em padrões éticos universais, e em caso de conflitos entre partes interessadas eu priorizo os interesses do cliente. Parte do meu projeto foi terceirizada, e para esta parte eu utilizo um sistema de controle de mudanças contratuais. Busco ser sempre proativo nas situações de conflito indesejável (afinal um mínimo de conflito sempre é bom em projetos), usando sempre que possível o método de confrontação. Quando esgoto minhas possibilidades de resolução de conflitos eu aciono sempre a minha gerência superior. E claro, eu ADORO gerenciar projetos!


 Está em dúvida sobre se vale a pena buscar o PMP? Leia este meu outro post e reflita antes de iniciar o projeto!


***** Ivo Michalick, 22 de julho de 2011, Belo Horizonte - BRASIL

domingo, 17 de julho de 2011

Sobre GP, carreira e PMI

Pessoal,

Para quem perdeu a matéria sobre GP, carreira e PMI no Estado de Minas deste domingo, seguem abaixo as minhas colocações feitas para o jornal.

E para quem gosta de gerenciamento de projetos, aproveito a oportunidade para divulgar o Congresso anual de GP do PMI-MG, que rá acontecer em 19 e 20 de setembro, agora de volta ao Hotel Ouro Minas em Belo Horizonte. Os keynotes serão Christian Barbosa, especialista em gestão do tempo e autor de livros como "Estou em Reunião", "Você, Dona do seu Tempo"  e "Mais Tempo, Mais Dinheiro" (em co-autoria com Gustavo Cerbasi), e ninguém menos do que Amyr Klink (que, apesar de não ser do nosso "mundo de projetos", entende "alguma coisa" sobre planejamento e riscos, dentre outros temas de nosso
interesse).


Amyr Klink

Um abraço, Ivo Michalick

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O que faz um gerente de projetos?

Ele integra as pessoas e recursos materiais envolvidos no planejamento e execução das atividades necessárias à geração dos produtos previstos para um projeto. Uma analogia possível para o gerente de projetos é o maestro de uma orquestra, em ambos os casos as equipes teriam grande dificuldade em executar suas atividades com sucesso sem a presença desta figura.


E como você começou sua carreira?

Comecei atuando como técnico, em projetos associados à minha área de formação (Ciência da Computação). Aos poucos fui assumindo maiores responsabilidades, como liderar uma pequena equipe dentro de um projeto maior, até ser convidado a gerenciar um projeto dentro deste segmento. Posteriormente consegui expandir esta atuação para projetos em áreas cujo conhecimento técnico em grande parte eu não dominava, mas nas quais minha experiência em gerenciamento de projetos foi vista como um diferencial.

Como é a formação deste profissional?

Projetos acontecem em todos os segmentos e mercados, pois é através deles que as organizações crescem e realizam suas estratégias. A atuação do gerente de um projeto costuma ser mais generalista, voltada para a organização e condução do trabalho da equipe técnica. Os conhecimentos necessários para um gerente de projetos  vem de outras áreas, em especial administração e psicologia, além de um corpo de conhecimentos especificamente voltado para a condução de projetos.

Não existe hoje uma formação em gerenciamento de projetos em nível de graduação. O que existe, e tem uma forte procura por parte de profissionais que atuam ou possuem interesse em atuar com gerenciamento de projetos, são cursos nas modalidades curta duração (variando de 8 a 80 horas) e Pós-Graduação (com carga variando de 180 a 480 horas). Estes cursos abordam as habilidades identificadas como necessárias ao profissional de gerenciamento de projetos, com enfoque teórico e prático.

De que forma o gerente de projetos deve se atualizar?

Uma possibilidade, como em qualquer área de atuação profissional, é através do intercâmbio de experiências com outros colegas.  Outra é investir em treinamento e capacitação, buscando tornar-se proficiente nas habilidades necessárias para se gerenciar projetos.

Em que contexto surge nas empresas o cargo de gerente de projetos e onde ele pode atuar?

Boa pergunta, que vou usar como gancho para buscar explicar porque o gerenciamento de projetos está tão em evidência. Sabemos que o mantém as organizações é a sua rotina de operações: uma fábrica gera produtos em suas linhas de montagem, que são vendidos para satisfazer necessidades específicas de seus clientes. Mas se uma fábrica ficar gerando sempre a mesma linha de produtos eles com o tempo se tornarão obsoletos e a fábrica provavelmente terá que fechar as suas portas! Para evitar que isto ocorra ela precisa, ao mesmo tempo que mantém a atual linha de produção, conceber novos produtos que atendam necessidades de seus clientes atuais, ou de novos clientes. Isto se faz com projetos!

Portanto, toda organização desenvolve projetos. Quando isto ocorre em  pequena escala as organizações em geral não veem a necessidade de estruturação de uma área de projetos. A partir do momento em que os projetos passam a consumir um volume significativo de recursos humanos e materiais da organização esta passa a sentir a necessidade de reconhecer formalmente o papel do gerente de projetos e demais funções de apoio ao gerenciamento de projetos. É preciso ter alguém que responda pela boa aplicação de recursos tão importantes para a empresa!

Quais habilidades deve ter este profissional?

Elas se dividem em dois grandes grupos: habilidades técnicas (também chamadas de hard skills) e habilidades comportamentais (também chamada de soft skills). No primeiro grupo temos habilidades como capacidade de organização do trabalho de equipes, elaboração e acompanhamento de planos de trabalho, gerenciamento de riscos, elaboração de orçamentos, garantia e controle da qualidade, dentre outras. No segundo grupo temos habilidades como liderança, negociação, comunicação, resolução de conflitos e motivação, dentre outras.

Qual é a demanda pelo gerente de projetos no mercado?

Como, em função de uma série de fatores econômicos e sociais, os projetos estão ganhando um espaço cada vez maior nas organizações, há hoje uma demanda muito grande no mercado, não apenas para gerentes de projetos, mas para todo um conjunto de profissionais que atuam de alguma forma no gerenciamento de projetos, como por exemplo profissionais especializados em gerenciamento de riscos, por exemplo.

Além disto, hoje são cada vez mais comuns, em especial em segmentos em que projetos possuem uma forte participação, empresas cujo objeto é a realização de projetos para clientes externos (outras empresas). Em todas estas situações há a necessidade de se buscar minimizar as chances de fracasso nos projetos através do uso de profissionais de gerenciamento de projetos experientes e devidamente capacitados.

Quais são as possibilidades de crescimento e remuneração nesta área?

São as melhores possíveis, pois o mercado é claramente comprador. E uma forma de se beneficiar disto é buscar atuar em projetos como integrante de equipes, ao mesmo tempo em que é feito um investimento em capacitação. Isto geralmente leva a uma oportunidade em gerenciamento de projetos na própria organização em que o profissional atua, ou em uma organização similar.

Qual o papel do PMI na capacitação e valorização desse profissional no cenário?

O PMI (Project Management Institute) é uma ONG fundada em 1969 nos Estados Unidos por cinco profissionais de gerenciamento de projetos em busca de uma forma de compartilhar experiências e melhores práticas. Hoje o PMI conta com mais de 430.000 associados em todo o mundo, e tem como visão de longo prazo que 

"Em todo o mundo as organizações irão abraçar o gerenciamento de projetos e atribuir o seu sucesso a isto."

Para isto o PMI desenvolve uma série de trabalhos em frentes como:

  - Desenvolvimento de pesquisas e padrões que capturem melhores práticas em gerenciamento de projetos. O mais famoso de todos é o Guia PMBOK. PMBOK = Project Management Body Of Knowledge, ou Corpo de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, que está na sua quarta edição e conta com mais de 3.200.000 cópias em circulação.



  - Programas de certificação profissional: o PMI oferece um conjunto de diferentes certificações voltadas para profissionais de projetos. Destas a mais bem sucedida é a PMP (Project Management Professional), criada em 1984 e contando hoje com mais de 430.000 profissionais credenciados em todo o mundo.

- Publicações e programas de desenvolvimento profissional: o PMI publica regularmente através de sua editora uma série de livros voltados para diferentes áreas do gerenciamento de projetos, e mantém diversos programas de desenvolvimento profissional, com destaque para seus congressos globais. O congresso global do PMI na América do Norte é considerado o evento de gerenciamento de projetos com maior público no mundo (acima de  3500 participantes).

Além disto o PMI conta com mais de 260 filiais (chamadas capítulos), que buscam replicar e amplificar em nível local as ações da organização em nível global. Por exemplo, o capítulo de Minas Gerais mantém uma agenda regular de eventos técnicos e realiza anualmente um congresso que é considerado o maior evento de gerenciamento de projetos no estado e um dos mais importantes do país. E todo este trabalho, em nível global e local, é feito em sua grande maioria por voluntários que se identificam com a visão de longo prazo da organização.



***** Ivo Michalick, 17 de julho de 2011, Belo Horizonte - BRASIL