terça-feira, 23 de agosto de 2011

Eu no Youtube, e mais sobre carreira, GP e PMI

Pessoal,


Segue link para entrevista gravada comigo no 14o. Seminário de GP do IETEC ( onde dou aula e coordeno cursos na área) em julho passado aqui em BH:






Quer tomar uma dose de humildade? Procure se assistir falando em público. No meu caso não gostei: boca torta, piscando demais, sem saber para onde olhar... E olha que já melhorei muito!


Completando a parte final, onde falo sobre PMI: em outubro (depois do congresso do PMI-MG em Belo Horizonte em 19 e 20 de setembro) eu volto a Dallas, Texas, cidade que adoro e na qual vivi e trabalhei de 1998 a 2001, para uma verdadeira "maratona PMI", confiram:


17 a 19 de outubro: vou participar do primeiro encontro presencial da turma 2012 do LIMC. LIMC = Leadership Institute Master Class, um programa de capacitação de líderes que o próprio PMI define como:


A journey of self-discovery and leadership development.” (Uau!)


Ontem participei de uma fonoconferência de preparação e devo dizer que estou super animado, somos 32 alunos na turma, de países como Croácia, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Canadá, Índia, México, China, Polônia, França e Jamaica. Sou voluntário do PMI desde 2005 e esta é a maior oportunidade de capacitação pessoal e profissional que me foi colocada desde a conclusão do meu mestrado no distante ano de 1992.


Você é voluntário do PMI e quer saber mais sobre esta experiência? Confira esta entrevista do colega Luis Augusto dos Santos sobre a sua seleção para a turma de 2010, na época em que ele era Presidente do PMI-SP (capítulo de São Paulo).


20 a 22 de outubro: vou participar do LIM North America. LIM = Leadership Institute Meeting, um programa de capacitação e desenvolvimento de líderes que atuam como voluntários junto ao PMI. Será o meu sexto LIM, já participei de edições do evento em Santiago (Chile), Cancun (México), São Paulo (Brasil), Milão (Itália) e Florianópolis (Santa Catarina). E já estou me programando para um outro LIM em março do ano que vem, em Buenos Aires!


De todas as minhas atividades junto ao PMI acho que a participação em LIMs é uma das que mais me trazem retorno, através dela conheci colegas do mundo inteiro e esta rede já me ajudou em mais de uma ocasião.


22 a 25 de outubro: vou participar do meu primeiro Global Congress North America. Este é simplesmente o MAIOR evento de GP no Mundo, a abertura ano passado foi com Bill Clinton e o evento teve mais de 3.500 participantes. E este ano a abertura será com um dos meus autores preferidos, Malcolm Gladwell, que já andei recomendando por aqui em outros posts, como este.


Vou ainda arrumar um tempo para fazer uma visita à UTD. Eles possuem um programa de gerenciamento de projetos bem interessante que eu quero muito conhecer com vistas a possíveis futuros projetos. E claro, vou separar um tempo para me divertir um pouco numa cidade que adoro!


Legal, não? Só que tudo isto tem um custo, em especial de dedicação de tempo pessoal, e precisa estar devidamente planejado (olha eu falando de PEP de novo...). Eu estou desde maio do ano passado numa espécie de "sabático parcial" do qual já saíram vários projetos pessoais e profissionais, alguns já pagando as contas de hoje, e outros que se derem certo vão me deixar a vida bem mais tranquila a partir do ano que vem. E uma coisa não tem preço: trabalhando em casa a maior parte do tempo eu acompanho de perto os primeiros anos de vida da Bianca, minha primeira e única filha. E isto, como diz aquele comercial de uma famosa bandeira de cartão de crédito, "não tem preço"!


E como falei muito do Texas, termino com uma recomendação musical de um músico texano que adoro:






Lyle Lovett: "That's Right (You're Not From Texas)"



***** Ivo Michalick, 23 de agosto de 2011, Belo Horizonte - BRASIL

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Para nos fazer pensar




“Our economy has reached a logical conclusion. The race to make average stuff for average people in huge quantities is almost over. We´re hitting an asymptote, a natural ceiling for how cheaply and how fast we can deliver uninspired work.

Becoming more average, more quick, and more cheap is not as productive as it used to be.

Manufacturing a box that can play music went from $10,000 for a beautiful Edison Victrola to $2,000 for a home stereo to $300 for a Walkman to $200 for an iPod to $9 for an MP3 memory stick. Improvements in price are now so small they´re hardly worth making.

Shipping an idea went from taking a month by boat to a few days by plane to overnight by Federal Express to a few minutes by fax to a moment by e-mail to instantaneous by Twitter. Now what? Will it arrive yesterday?

So, what´s left is to make – to give – art. What´s left is the generosity and humanity worth paying for. What´s left is to take that resistance (the very same resistance we embraced and rewarded for decades) and destroy it.”

Para quem busca um texto claro e conciso sobre o que está acontecendo com o Mundo acho que este é um exemplo excepcional. O problema (ou princípio da solução) são as conclusões às quais ele nos leva, como por exemplo sobre nossos atuais sistemas educacionais e os efeitos destes sobre os nossos filhos, bem como a forma como nossas organizações estruturam os processos de trabalho...

Eu recomendo “Linchpin”, para mim é um livro que está na mesma classe de “Pensando Diferente”, de Humberto Mariotti (meu preferido no meu “Top 10 Literário de 2010”) e “Drive”, de Daniel Pink (minha melhor leitura em 2011 até agora). Ah, e tem tradução em português


Daniel Pink também faz uma analogia interessante com assíntotas, confiram detalhes aqui.

***** Ivo Michalick, 11 de agosto de 2011, Belo Horizonte - BRASIL