segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Cinco conceitos que me fizeram pensar

Pessoal,

Este é um post curto sobre cinco conceitos que me fizeram pensar e me ajudaram muito nos últimos dois anos e que gostaria de compartilhar com vocês. Por enquanto vai só um termo, o nome de um autor de referência sobre cada conceito e um link associado para conhecer um pouco a respeito:

1. Neuroliderança: David Rock


2. Storytelling: Annette Simmons

3. Inteligências Múltiplas: Howard Gardner"A Teoria das Inteligências Múltiplas e suas implicações para Educação", por Maria Clara S. Salgado Gama

4. Mindset: fixed x growth: Carol Dweck

5. "Flow" (optimal experience)Mihaly Csikszentmihalyi


Uma coisa que sempre me chama a atenção cada vez que me aprofundo mais nestes estudos é como estes conceitos acima possuem pontos em comum, eu espero em futuros posts expandir um pouco mais sobre alguns (ou quem sabe todos!) estes conceitos. Cada um dos autores tem um livro (original em inglês) associado que pode ser facilmente encontrado na Amazon. Aqui vai o link para "Flow":



E para quem se interessou por Inteligências Múltiplas informo que criei recentemente no LinkedIn um grupo focado em IE, procurem pelo grupo "Rede de Inteligência Emocional".

Um abraço!


***** NOVA LIMA, 27 de agosto de 2012.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

PEP e Pós: Lato-Sensu x Strictu-Sensu

Pessoal,

Depois de alguns meses sem postar por aqui (mudança para casa nova, renovação do meu contrato comigo mesmo, filha #2 a caminho, dentre outras coisas) estou de volta fazendo um "cross-posting" (usando aqui uma postagem que fiz em outro meio, a lista de discussões do PMI-MG no Yahoo! Grupos).

Um colega perguntou:


>
> Bom dia a todos.
>
> Estou procurando aprofundar meus estudos em gerenciamento de projetos.
> Tenho uma dúvida quanto aos cursos de Pós e MBA, desculpem a pergunta, mas basicamente qual a diferença entre os dois? Qual tem um reconhecimento maior pelo mercado de trabalho?
>
> Agradeço desde já.
> ----------------------
> Washington Gomes de Vasconcelos


******************************

E eu respondi:

Washington,

MBA é um tipo de Pós, já que Pós-Graduação é toda formação que exija como pré-requisito um diploma de graduação.

Em termos de Pós-Graduação, temos as categorias Lato-Sensu e Stricto-Sensu. O MBA é um tipo de Pós Lato-Sensu, confira:

   "Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais se incluem os cursos designados como MBA - Master Business Administration), oferecidos por instituições de ensino superior, independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007."

Mais sobre MBA:

"MBA: Master in Business Administration (Mestrado em Administração de Negócios), para o Conselho Nacional de Educação (CNE), é considerado uma especialização (pós-graduação lato sensu)."

Eu não tenho (e não tenho planos de ter) MBA, mas tenho uma Pós Stricto Sensu (Mestrado em Ciência da Computação pela UFMG, o que explica o "MSc" que eu e alguns colegas usamos às vezes em nossas aassinaturas) e em parte por causa deste mestrado (claro que também aliado à minha bagagem profissional) eu leciono e coordeno turmas de MBA em Gerenciamento de Projetos. Para mim o mestrado sempre foi um diferencial profissional! Ah, e por ter mestrado eu tenho um diploma, enquanto quem tem Pós Stricto Sensu tem um certificado. Faz diferença? Acho que só se você pensa em seguir carreira acadêmica. Exemplo: para ser coordenador de curso de Pós Lato-Sensu as instituições de ensino costuma exigir mestrado, só MBA em geral não resolve.

Sobre reconhecimento de mercado daria para escrever um livro a respeito, você precisa tomar este tipo de decisão (fazer uma Pós) com base num Plano de Carreira Pessoal (que eu pessoalmente gosto de chamar de PEP - Planejamento Estratégico Pessoal ). Posso dizer que em termos de Pós em geral e MBA em particular a jornada (o curso, considerando o esforço por parte dos alunos e a formação/consolidação de uma rede de contatos, o tal do "netrworking") conta tanto (e às vezes mais, já vi aluno mudar de emprego com base em contato feito em sala de aula) como o destino (o certificado).

Abraço,

Ivo Michalick, MSc, PMP, PMI-SP

***** Nova Lima, 24 de agosto de 2012