quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Projeto "Recovery 2015" - Parte 2

Pessoal,

Bom dia! Seguem notícias atualizadas do meu projeto "Recovery 2015":

Antes, explico aqui como o projeto começou:



Alguns eventos relevantes do projeto:

1. Kickoff (involuntário :): 10-ago
2. Cirurgia: de 12 para 13-ago (cerca de 4 horas de duração):
3. Saída do hospítal: 21-ago
4. Primeira ida da cadeira de rodas para a cama sem ajuda do cuidador (só com a Luiza dando apoio moral): 25-ago
5. Retirada dos pontos: 26-ago

Diário de bordo:

No momento estou com mobilidade limitada (cadeira de rodas e andador), praticamente livre de dor, fazendo exercícios de movimentação com andador e na cama, e ainda dependendo de sonda para fazer xixi (santa Luiza, depois que saí do hospital foi ela que fez todas as minhas sondagens). Durante o dia tenho dois cuidadores se alternando para cuidar de mim, em especial para o banho, que é o processo mais complicado. Ontem tirei os pontos da cirurgia, e a ferida parece estar muito bem. 

Estou usando TUDO que conheço de GP e mindfulness neste projeto, e estou muito satisfeito com os resultados.

Logo no início do processo suspendi todos os compromissos presenciais até 26-set, e este é no momento meu horizonte para retomar atividades profissionais presenciais. Por enquanto estou trabalhando online cerca de 4 a 6 horas por dia.

E sabe quando a coisa tá feia e a gente passa aquele filme na cabeça, pensando no que está errado na nossa vida? Nossa, no meu caso foi muito legal, pois só achei duas resoluções a executar, vejam:

1. Cuidar melhor de mim: mente e corpo. Tenho uma família maravilhosa e AMO a experiência de ser pai e marido, e pare fazer isto direito preciso estar bem.

2. Tratar melhor a Luiza: não me entendam mal, eu não sou nenhum monstro, mas ela é praticamente a única pessoa em quem "solto os meus cachorros", levantando a voz e soltando uns palavrões de vez em quando. Em quase 18 anos de relacionamento ela JAMAIS respondeu de volta, o que dá uma ideia da companheira excepcional que tenho ao meu lado. Ela merece e farei de tudo para ser um marido melhor.

Lições aprendidas (até agora):

1. (acho que vou cobrar cachê por esta): UNIMED BH é uma rede de saúde excepcional, o único defeito que achei neles foi o fato de só cobrirem a região metropolitana de BH. O hospital deles em Santa Efigênia é nota 10, fui atendido por uma equipe multidisciplinar com cirurgiões, clínicos gerais, oncologista, enfermeiras e técnicas de enfermagem, psicóloga, nutricionista, assistente social e fisioterapeutas, todos muito positivos, educados e sempre dizendo a verdade.

>>> O item acima foi editado por mim em 21-jul-2016, confira os motivos aqui.

2. Técnicas de gerenciamento de projeto: funcionam de verdade para projetos pessoais, tenho todo um plano na cabeça, com marcos, metas e usando planejamento em ondas sucessivas.

3. "Mindfulness": por causa do meu trabalho com coaching venho estudando e buscando praticar mindfulness, e isto tem me ajudado demais, em especial nos primeiros dias. Sempre que a mente tentava ir para o futuro eu focava na respiração e no momento presente, observando TUDO ao meu redor. Nossa, como funciona! Melhor livro sobre o assunto que achei até agora:

"Wherever You Go, There You Are",  Paperback – January 5, 2005, by Jon Kabat-Zinn

  
4. "Baby steps": meu objetivo final com o projeto é correr no Parque JK com as minhas filhas, mas no momento me reservo o direito de não definir "a ferro e fogo" quando isto deve ocorrer, focando num pequeno passo de cada vez. Por exemplo, no momento meu próximo objetivo é urinar sozinho, livre de sonda.

5. Rede de proteção - dinheiro: acredito que dinheiro não traz felicidade, mas ter uma reserva garantida de X meses me deu toda tranquilidade para aceitar perdas de receita nas próximas semanas e contratar a rede de apoio que julguei necessária (cadeira de rodas, andador, cuidadores etc.).

6. Rede de proteção - família e amigos: eu não poderia escolher lugar melhor para passar por tudo isto, Belo Horizonte, minha cidade, onde tenho toda a minha rede amigos e os dois lados da família, além da família da minha esposa. Estou adorando receber visitas e ser "paparicado"!

7. Eu sou meu capitão: é claro que devemos ouvir as opiniões e recomendações que nos são dadas, mas ninguém conhece melhor nosso corpo e mente do que nós mesmos. EU sou o gerente do meu projeto, e uma das primeiras ações que executei com sucesso foi me assegurar de que conto com a melhor equipe possível para trabalhar comigo :)

8. NCRW: no coaching co-ativo, escola que sigo como coach, um dos pilares é:


Esta é uma GRANDE verdade, nós temos uma força interior fantástica, que eu inclusive acredito que pode se conectar com a de outras pessoas e assim aumentar ainda mais (algo como uma "comunhão sinergética"), e isto está sendo fundamental em meu processo de recuperação.

Por enquanto é isto, um abraço e obrigado pela força até aqui!



***********************************************************************

Ivo Michalick, 27 de agosto de 2015
Belo Horizonte - BRASIL

18 comentários:

  1. Excelente Ivo! Muito bom saber do progresso do seu projeto! Desejo saúde e sucesso para você! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo progresso, Ivo! Muito bom ter ao mesmo tempo notícias do problema e da recuperação como tive hoje. Melhore logo! Estarei enviando boas energias durante meus momentos de oração e meditação. Grande abraço,

    ResponderExcluir
  3. Que belo seu relato e sua evolução, Ivo. Obrigada por compartilhar conosco a sua experiência riquíssima e que nos traz também muita aprendizagem. Desejo-lhe melhoras mais rápidas ainda, xixi sem sonda e belos passeios no parque JK em breve. Continue com sua energia e foco! Parabéns e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Grande mestre.
    Muito interessante seu termo de projeto.
    Família é o melhor recurso do projeto.
    As lições aprendidas devem ser empregadas como inputs para todos os demais projetos da sua vida.
    Provavelmente ser uma pessoa melhor não estava no escopo do projeto, pelo menos não de uma forma mais explícita e contundente, mas é uma mudança que agrega valor ao projeto e que depende somente do GP.
    Boa recuperação, meu caro.

    ResponderExcluir
  5. Grande mestre.
    Muito interessante seu termo de projeto.
    Família é o melhor recurso do projeto.
    As lições aprendidas devem ser empregadas como inputs para todos os demais projetos da sua vida.
    Provavelmente ser uma pessoa melhor não estava no escopo do projeto, pelo menos não de uma forma mais explícita e contundente, mas é uma mudança que agrega valor ao projeto e que depende somente do GP.
    Boa recuperação, meu caro.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Ivo, pela recuperação e pelo projeto!
    Fazer do limão a limonada é o que importa!

    Saúde!

    ResponderExcluir
  7. Olá Ivo. Parabéns pela recuperação. Também comecei a usar o GP para alguns aspectos da minha vida e estou me surpreendendo com os resultados. Mas ainda acho um desafio conseguir atribuir escopo, tempo e custo para tudo. hehe

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Ivo pela evolução do seu projeto. Saúde e Sucesso!

    ResponderExcluir
  9. Ivo, muita saúde e força nessa etapa final do seu projeto! Forte abraço!

    ResponderExcluir
  10. Ivo, parabéns por cada vitória no caminho da recuperação. Ficam nossas orações para que Deus lhe conduza à conlusão bem sucedida do projeto. Compartilhe as fotos do parque JK depois!

    ResponderExcluir
  11. Ivo !!!
    Recupera logo e sempre olhe no espelho e diga sempre para voce:
    - "Eu sou o cara mais importante para mim !!"

    Saude e Paz !!!
    Keep Walking

    ResponderExcluir
  12. Melhoras para você! Bacana que você está usando este momento para analisar os aprendizados. E o legal é que vejo é que você está verdadeiramente agradecido pela ajuda das pessoas que estão ao seu redor neste momento, onde fica clara a nossa fragilidade e necessidade do outro. Ser reconhecido e agradecido a sua esposa é muito fofo e lindo!

    ResponderExcluir
  13. Oi Ivo. Parabéns pela coragem de fazer esse relato, e também pela positividade num momento complicado. Estimo melhoras. Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Ivo, parabéns pela condução deste projeto! Obrigado por compartilhar está experiência.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Ivo, melhoras e obrigado por compartilhar!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Ivo,

    Todos inevitavelmente passamos ou passaremos por algum desafio à nossa sobrevivência no começo, no meio ou no fim das nossas vidas. O lado bom no seu caso é a superação deste desafio acontece bem no meio da sua, deixando-lhe pronto para então enfrentar os próximos 50 anos.

    Siga firme em frente e um Abração.

    Edson.

    ResponderExcluir