quinta-feira, 10 de novembro de 2011

"Maratona Texana"


Andei meio sumido, é que depois de quase duas semanas no Texas (de 15 a 28-out) precisei colocar as coisas em dia antes de sequer pensar em postar de novo, afinal preciso pagar as contas e comprar o leite da Bianca J

Quero falar neste post sobre a minha experiência no Texas nestas duas semanas, vamos lá:

1. Contexto

Conforme eu falei em outro post, eu fui para a região de Dallas para uma série de eventos e atividades ligados ao PMI, e queria falar um pouco aqui de cada um deles, vamos lá!

2.  LIMC

LIMC = Leadership Institute Master Class, um programa de capacitação de líderes oferecido pelo PMI aos seus voluntários no mundo todo. Confesso que estava meio apreensivo sobre o que esperar deste primeiro ciclo presencial (serão três no total, mais atividades à distância, num programa com duração de um ano), mas devo dizer que superou as minhas expectativas! 32 colegas de mais de 10 países diferentes, todos envolvidos com GP em suas vidas e com alto nível de competência e experiência, em boa parte por conta do rigoroso processo seletivo conduzido pelo PMI.

Nos três dias eu tive oportunidade de me conhecer ainda melhor, aprender um MUNDO de coisas com aplicação IMEDIATA na minha atuação profissional, desenvolver um relacionamento inicial e promissor com 31 potenciais novos amigos e discutir de forma interessante e inteligente temas que estudo bastante mas nem sempre tenho oportunidade de debater com outras pessoas, como liderança, confiança, autoconhecimento e personalidade, dentre outros.


Mark Langley, CEO do PMI, durante aula do LIMC em Dallas



"Leadership = Relationship"

Na próxima fase do programa vamos ter algumas seções de coaching e uma avaliação 360º, algo que sempre tive vontade de fazer! As próximas reuniões presenciais já estão marcadas, vão acontecer ano que vem em março (Orlando, Estados Unidos) e outubro (Vancouver, Canadá, juntamente com o LIM e o Global Congress North America, vai ser uma “maratona canadense”).

Uma coisa bem legal deste programa é que a turma é dividida em grupos de estudos cujos integrantes interagem entre si ao longo de toda a duração do programa. O meu grupo ficou bem legal: um brasileiro, uma canadense, um indiano e uma americana!


3 .    LIM

LIM = Leadership Institute Meeting, um programa de capacitação e desenvolvimento de líderes que atuam como voluntários junto ao PMI. Mais uma iniciativa do PMI voltada para seus voluntários. Este foi meu sexto LIM, mas o primeiro nos Estados Unidos, e o tamanho do evento impressionou: cerca de 800 participantes, número similar/superior ao de um Congresso de GP aqui no Brasil.

Das palestras assistidas eu destaco duas:

“Project Leadership Skills to Revolutionize Your Community”, por Joe Luttrell, PMP

Falou sobre liderança com base em personalidades históricas que admiro bastante, mas vejam o que ele arrumou no meio da palestra:


Joe Luttrell caracterizado como Abraham Lincoln em sua palestra


“The Safari of Self Discovery”, por Stefan Swanepoel

Palestra sobre autoconhecimento, tema pelo qual tenho grande interesse. Visão bem heterodoxa, baseada nas características principais de alguns dos animais do Serengeti, uma região da África entre Tanzânia e Quênia onde (com)vivem alguns milhões de animais. Depois da palestra eu li o livro do Stefan






4 .    Global Congress

Foi meu quarto Global Congress, mas meu primeiro nos Estados Unidos. Simplesmente o maior evento de GP de que já participei na vida, devia ter umas 4.000 pessoas, e tinha momentos em que tínhamos 16 (isto mesmo, DEZESSEIS!) palestras simultâneas...

Eu vi muita coisa boa, e notei alguns pontos interessantes:

   - O nível das palestras foi alto no geral, mas varia muito, o que também ocorre em eventos de GP aqui no Brasil;

 - Apesar de todas as palestras serem em inglês, tínhamos palestrantes e congressistas de diversas partes do mundo (incluindo eu!), o que dá um tom cosmopolita e torna o evento ainda mais interessante;

Vários destaques, como palestrante cantando durante a palestra, como Roy Pool e Frank Saladis (que tem no Youtube o seu “PM Blues” ). Assisti uma palestra que praticamente valeu a ida a Dallas, “Managing Projects with the Brain in Mind”: The Neuroscience of Leadership”, por Samad Aidane. Motivo: o palestrante parece ter lido EXATAMENTE os mesmos livros que venho lendo e chamando a minha atenção nos últimos tempos, com destaque para “Your Brain at Work: Strategies forOvercoming Distraction, Regaining Focus, and Working Smarter All Day Long" , por David Rock


O David estuda liderança com foco em como nosso cérebro trabalha, e dá umas sugestões bem fáceis de entender e aplicar sobre como podemos trabalhar melhor com o nosso cérebro. O Samad apresentou na palestra o modelo SCARF do David, cuja leitura recomendo fortemente para quem quer entender um pouco mais sobre a ligação entre cérebro, comportamento e trabalho colaborativo.

A palestra do Malcolm Gladwell, de quem sou grande fã (já li todos os livros dele, é um daqueles poucos autores que nos fazem pensar em coisas que nunca passaram pela nossa cabeça!), foi legal, mas eu esperava algo que me fizesse pensar mais. Ele falou sobre inovação e o conceito de “borrowers” e “tweakers”, pessoas que inovam não criando algo novo a partir do zero, mas sim a partir do empréstimo e manipulação de ideias e conceitos pré-existentes. Clayton Christensen já vem falando sobre isto há alguns anos... 

Aqui tem uma resenha (em inglês) sobre a palestra do Gladwell.

Dentre as centenas de palestras apresentadas no evento tivemos a minha J Falei sobre Negociação em Projetos e devo confessar que estava MUITO nervoso no início, tanto que falei sobre isto logo na abertura e com isto me acalmei. Sei que sou palestrante com uma certa experiência, mas sou também uma pessoa tímida e, apesar de já ter dado palestra em inglês fora do Brasil (Milão e Cancun), foi a primeira vez que dei palestra em inglês nos Estados Unidos, justamente na cidade onde vivi por três anos. O retorno que tive de algumas pessoas que assistiram foi bem legal, e foi bom sair da minha zona de conforto.


Eu durante minha palestra no Congresso


Depois do Congresso eu ainda arrumei tempo para visitar a Naveen Jindal School of Management na UT Dallas, em Richardson , uma referência importante em programas de GP (MBA e Curta Duração) e onde fui muito bem recebido por integrantes da direção da escola.


Naveen Jindal School of Management na UT Dallas, em Richardson


5 .    Conclusão

Viajar é bom demais, e combinar viagem com estudo é melhor ainda! A região de Dallas voltou a ser minha “casa” por duas semanas, me senti SUPER bem me hospedando num motel (conceito americano, não brasileiro: você estaciona o carro no estacionamento e entra no seu quarto sem precisar passar por uma portaria) e rodei a região de DFW (Dallas Fort Worth) pra tudo quanto é lado num Nissan Pathfinder, deu para matar boa parte da saudade dos tempos em que morei por lá (1998 a 2001).



O Master Class continua por mais quase um ano, já estou com tudo pronto para Orlando em março e Vancouver em outubro e voltei com um monte de ideias para novos projetos!


***** Ivo Michalick, 10 de novembro de 2011, Belo Horizonte - BRASIL

6 comentários:

  1. Caro Ivo!
    Muito bom o seu resumo.
    Concordo com você, só a palestra “Managing Projects with the Brain in Mind”: The Neuroscience of Leadership” já valeu o congresso. Para mim foi a melhor.
    Embora a maioria das palestras estivessem no mesmo nível dos nossos congressos, a experiência de um congresso internacional é sempre enriquecedora e nos abre a visão para o mundo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Caro Ivo,
    Muito bom que você participe e nos traga novas e boas experiências sobre o que tá rolando pelo mundo.
    Abraço,
    Felix

    ResponderExcluir
  3. Grande amigo Ivo,

    Estes eventos me deixaram com água na boca. Ao que parece as disciplinas relacionadas aos soft skills estão cada vez mais presentes nos congressos e nos eventos paralelos.

    Obrigado por compartilhar a experiência.

    Abraço,

    Leandro Siqueira, PMP

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo relato Ivo! Deu pra sentir um "gostinho" da sua viajem e participações nos eventos.

    Abraço,

    Fabricio

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Ivo! Você é exemplo de motivação para mim, até mesmo pela sua simplicidade em admitir ser tímido e estar nervoso para mais uma palestra.

    ResponderExcluir
  6. Valeu Marcel! Fazer o que, né? É verdade, o legal é como eu trabalho isto :)

    ResponderExcluir