terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Relato da minha experiência para conseguir a certificação PMI-SP


Hoje (6-dez) eu finalmente obtive a credencial PMI-SP (SP = Scheduling Professional) do PMI. Eu disse finalmente pelo fato de ter me habilitado no início do ano (em 4-jan) e só agora ter finalmente feito a prova. Neste post de junho em que falo sobrealgumas certificações do PMI, incluindo esta  eu havia dito que pretendia fazer a prova “nas próximas semanas”, e acabei demorando cerca de seis meses para cumprir este marco...


Sobre a minha preparação

Como passo boa parte do meu tempo dando aulas baseadas em grande parte nas melhores práticas do PMI, eu havia me programado para fazer esta prova com um mínimo de estudo, algo da ordem de 40h, focadas basicamente em:

  - Releitura do Guia PMBOK;

  - Leitura crítica do padrão para Scheduling do PMI;

  - Realização de pelo menos 200 questões simuladas (pensei em usar uma edição antiga do livro da Rita Mulcahy que tenho em casa, por achar que esta parte de planejamento e controle não mudou tanto assim nos últimos anos).

Este plano explica em parte porque demorei tanto a fazer a prova, pois eu simplesmente não consegui alocar as 40h de estudo ao longo dos últimos meses. Um alerta soou no último reagendamento que fiz da prova para a data de hoje, feito em 25-nov. Se eu não fosse aprovado teria que pagar a taxa de reexame  de U$335 e muito provavelmente reagendar a prova para algum centro Prometric fora de Belo Horizonte, pois o daqui não mostrou datas disponíveis para agendamento a partir de 14-dez!


Faça o que eu digo mas não o que faço”, ou “Casa de ferreiro espeto de pau!”

Estes dois ditados populares vieram à minha cabeça no último final de semana, quando vi que não teria tempo de estudar como queria e não poderia adiar novamente a minha prova sob pena de, em caso de não ser aprovado na primeira tentativa, ter a minha elegibilidade de um ano vencida (em 4-jan próximo) e aí ter que fazer de novo todo o processo, do zero!

Fui portanto para o exame de uma forma que NÃO recomendo aos meus alunos, “com a cara e a coragem”... Deu emoção, mas a minha experiência profissional e como professor me ajudou demais e confirmou algo em que sempre acreditei: no caso do PMP e, penso eu, das outras provas do PMI baseadas em áreas afins ao Guia PMBOK (como as das credenciais PMI-SP e PMI-RMP), experiência conta muito, em especial quando casada com um bom conhecimento dos padrões associados. E eu, afinal, sempre cuidei dos cronogramas dos meus projetos, o nome do último cargo que ocupei antes de partir para meu atual vôo solo era

    Coordenador de Planejamento e Controle (na Vale)

Portanto, meu conselho aos colegas que pensam em buscar esta credencial e possuem experiência e vivência, e em especial para os que já possuem o PMP, é que façam a prova o quanto antes, se possível executando um plano similar ao que não consegui executar no meu caso! Seu conhecimento e experiência são seu maior diferencial neste exame, que como o PMP (que obtive em 2004) é fortemente focado em questões situacionais, só que neste caso o sujeito principal é o planejador do projeto ao invés do GP.

Além de questões específicas sobre prazo, vi muitas questões sobre escopo e integração (o que era de se esperar), mas também muita coisa sobre risco e comunicação. Achei o grau de dificuldade da prova razoável, e terminei tudo em cerca de 2h (a duração máxima é de 3,5h para 170 questões).

Também achei a prova bem feita, apesar de ter visto umas cinco questões que achei mal elaboradas e/ou confusas (ou então eram sobre assuntos que desconhecia rsrsrs).

A principal lição que tirei desta experiência foi que, para poder equilibrar a minha rotina (que pagas as minhas contas hoje) e meus projetos (que vão pagar as minhas contas no futuro) eu preciso ter um IMS – Integrated Master Schedule associado ao meu PEP – Planejamento Estratégico Pessoal.

Um IMS no meu caso é um cronograma que contenha todas as atividades previstas para o meu portfólio de projetos e a rotina operacional para o próximo período. Penso em fazer um que cubra no detalhe até o final de 2012, e para isto devo usar o MS Project 2010, pela facilidade de uso e por ter adquirido uma licença do produto pouco depois que decidi partir para uma carreira solo em maio de 2010. O melhor conjunto de ferramentas que tenho hoje é uma planilha Excel e um diário de atividades em Word. Os dois me ajudam demais, mas esta experiência com o PMI-SP e o fato de ser na maioria dos casos meu próprio GP e planejador me fizeram partir para algo mais sofisticado!


***** Ivo Michalick, 6 de dezembro de 2011, Belo Horizonte - BRASIL

5 comentários:

  1. Olá Ivo isso tudo é muito inspirador, mais eu não teria essa coragem...rs

    Parabéns pela certificação e pelo relato.

    Att.,


    Marcelo Roris
    Diretor de Planejamento

    Linha de Base Ltda.
    Tel. Direto: + 55 (19) 3877-4090 / 4062-8616
    Cel.: + 55(19) 9744-4444 / 7820-8282 - ID: 122*18773
    Skype: marcelo.roris
    www.linhadebase.com.br

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  2. Valeu Marcelo,

    Acho que não foi coragem, foi gerenciamento de risco :)

    Abração, Ivo

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  3. Boa tarde Ivo.

    Concordo plenamente com você. Uma gestão integrada do cronograma pessoal/profissional é essencial para conquista das metas traçadas.

    Meus parabéns pela conquista!

    Abraços.


    Alex Sandro Scarpim
    Skype: alex.scarpim

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  4. Parabéns Ivo, bem vindo ao seleto grupo.

    Gostei do seu relato e acrescentaria um ítem importante para algumas pessoas:

    - a prova é em inglês, não havendo tradução (pelo menos quando a fiz em janeiro/2011).

    Desejo tudo de bom a você e fico à disposição para troca de experiências.

    abraços

    Patrícia Di Cunto Bracco, PMP, PMI-SP

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