domingo, 9 de setembro de 2012

IE: uma "bibliografia alternativa"

Pessoal,

Como ando falando muito de IE (Inteligência Emocional), resolvi compilar uma “bibliografia alternativa”, uma lista de referências que, apesar de não focada diretamente no assunto, pode nos ajudar a desenvolver a nossa IE. aqui vai:

Gladwell, Malcolm. “Outliers”. O que está por trás do sucesso de pessoas como Mozart, Bill Gates e The Beatles, dentre outros? Tem tradução para o português.


Ekman, Paul. “Emotions Revealed”. Ajuda DEMAIS na inteligência intrapessoal, em especial na parte de controle emocional.  Tem tradução para o português.


Martins, Vera. “Seja Assertivo!”. Na linha do Paul Ekman. Nós trouxemos a Vera a BH ano passado para o Congresso do PMI-MG, foi um dos meus preferidos em 2010


Mariotti, Humberto. “Pensando diferente”. Pensamento complexo explicado de forma bem didática, também foi um dos meus preferidos em 2010.


Amador, Pedro. “Autocoaching". Uso nas minhas sessões de coaching, simples e direto, pena que ainda sem tradução para o português.


Simmons, Annette. “The Story Factor”. Uma das melhores referências sobre Storytelling, sem tradução para o português.

Pink, Daniel H..”Drive". Melhor referência contemporânea sobre Motivação, uso muito nas minhas palestras mais recentes. Tem tradução para o português.


Rock, David. “Your Brain at Work”. Gostei muito do foco prático e direto, passei a usar no meu dia-a-dia muito do que aprendi ali, e isto se reflete no conteúdo dos meus cursos mais recentes. Infelizmente ainda não tem tradução para o português, mas a Editora Campus disponibiliza no Brasil uma tradução de outro livro dele, “Quiet Leadership .



Deci, Edward L.. “Why We Do What We Do”. Outra boa referência sobre motivação, de 1996. Já teve tradução para o português, mas está esgotada.

Fisher, Roger; Shapiro, Daniel. “Beyond Reason: Using Emotions as You Negotiate". Da turma de Harvard que estuda negociação, muito bom! Para começar nesta frente recomendo “Como Chegar ao Sim.

Frankl, Viktor E. “Man´s Search for Meaning”. Fiquei emocionado quando li este best seller (já vendeu mais de 10 milhões de cópias!), deixou claro para mim que, apesar de não poder escolher o que vai acontecer comigo, tenho total poder em decidir a forma como vou reagir aos fatos, o que me ajuda a ampliar minha IE. Frankl é o criador da LogoterapiaTem tradução para o português.



Rogers, Carl R.. ”On Becoming a Person”. Desta lista deve ser a leitura mais difícil/árida, mas talvez seja a principal referência da chamada “Psicologia Humanista”. De toda a lista acho que é o único livro que é mais velho do que eu, foi publicado originalmente em 1961.

Schulz, Kathryn. “Being Wrong”. Verdadeira dose de humildade, deixando claro como nosso cérebro nos engana com frequência e como temos uma ENORME dificuldade em aceitar isto!

Baumeister, Roy F.; Tierney, John. “Willpower”. Foco em autocontrole, essencial na Inteligência Intrapessoal. Me ensinou (e outros autores dizem o mesmo!) que comer doce ajuda a tomar decisões

Wilson, Timothy D.. “Redirect”. Vai além do storytelling, propondo uso de storyediting como mecanismo de mudança pessoal, muito interessante!

Dweck, Carol S.. “Mindset”. Conceito simples mas poderoso e de aplicação imediata. Depois que li passei a buscar sempre um mindset de crescimento (growth).

Csikszentmihalyi, Mihaly. “Flow”. Sabe quando a gente está fazendo alguma coisa e perde a noção de tempo e quase que de espaço? Este livro decifra isto muito bem, e nos mostra como chegamos a este estado mental!

Kahneman, Daniel. “Thinking, Fast and Slow”. Como pensamos: na verdade usamos dois sistemas distintos, diz Kahneman, um psicólogo que ganhou o prêmio Nobel de Economia. Tem tradução para o português.



Barbosa, Christian. “Equilíbrio e resultado”. Adorei o conceito de “matriz da vida” proposto pelo Christian, especialista em gestão do tempo que também trouxemos ano passado a BH para o congresso do PMI-MG.



Tavris, Carol; Aronson, Elliot. “Mistakes were made (but not by me)”. Errado, eu?! De jeito nenhum! Vai  a mesma linha e complementa de certa forma o “Being Wrong” da Kathryn Schulz listado acima.

Espero que gostem!

***** Ivo Michalick, 09 de setembro de 2012, Nova Lima - BRASIL

3 comentários:

  1. Olá Ivo,

    Obrigado pelas dicas preciosas! Eu também adorei o "Outliers" do Malcolm Gladwell. Minha mãe é psicóloga e me deu de presente uma cópia do "Em busca de sentido" do Viktor Frankl. É um livro imperdível e fiquei emocionado.

    O "Flow" já estava na minha lista. Aliás, coloquei por indicação sua em outro post. :-)

    Saudações,

    Fortunato

    ResponderExcluir
  2. Oi Fortunato,

    O Gladwell é um dos meus autores preferidos, uma pena que a palestra dele em Dallas no Global Congress North America do PMI tenha me decepcionado. Não que tenha sido ruim, mas dele eu esperava algo MUITO melhor!

    Eu sou um apaixonado por livros, aos quais considero alguns dos nossos melhores amigos, e sempre fiéis :)

    Vi que sua base é em Toronto, agora em outubro vou a Vancouver (do outro lado do país...), mas vai ser meio "bate volta", pois esta viagem (para atividades ligadas ao PMI) está bem próxima do nascimento previsto da Alice, nossa segunda filha. Por falar em PMI, sou filiado ao capítulo Southern Ontario, e espero um dia voltar ao Canadá com mais calma, pois é um dos países na minha lista a considerar quando as filhas estiverem maiores para passarmos uma nova temporada morando fora.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivo,

    Eu sou suspeito para falar do Canadá. Escolhemos como nossa residência permanente há quase 4,5 anos. Considero um país com altíssima qualidade de vida, multicultural e aberto a imigrantes(newcomers).

    Eu adoro Toronto e fizemos uma viagem de uma semana para Vancouver, mas isso foi bem antes do 2010 Winter Olympics. Aquela cidade é linda e deve ter ficado ainda melhor depois dos jogos com os investimentos no transporte público, áreas degradadas, etc. Whistler é uma cidade/resort próxima de Vancouver e boa parte dos jogos aconteceram lá. Era um lugar pequeno e de dificil acesso há 30anos atrás e hoje virou uma das melhores estações de ski do mundo.

    Se tiver a oportunidade de vir a Toronto me avise para marcarmos um café e bater um papo!

    Ah, notei que o congresso será no Canada Place e fica relativamente próximo do Stanley Park. Aquilo é uma jóia de parque, maior até que o Central Park de NY. Se tiver a oportunidade, não deixe de visitá-lo.

    ResponderExcluir