domingo, 9 de dezembro de 2012

"O Poder do Hábito" (resenha de livro)

Não sei se ficou claro pelas minhas postagens anteriores, mas assuntos relacionados a inteligência emocional andam me atraindo a atenção ultimamente, cheguei até a fazer um teste e postar aqui.

Pois bem, uma coisa que já ficou claro para mim nas minhas pesquisas é a importância do auto-controle, ou força de vontade ("willpower", título de um livro bem legal sobre o assunto). Acho que sempre tive dificuldade em fazer coisas que sei que preciso mas que não tenho muita vontade, minha sorte é que sempre gostei de estudar, por isto sempre fui bom aluno :)

Pois bem, acho que foi este interesse que me levou a ler "The Power of Habit", de Charles Duhigg, um repórter investigativo que trabalha no New York Times. Neste livro o autor reitera o que vários outros autores e cientistas já falaram, que somos criaturas de hábito, nossos hábitos controlam quase a metade de nossas ações sem que percebamos, e hábitos ruins tornam as nossas vidas piores.

Ok, mas o que o faço com esta informação? Aí é que está, hábitos podem ser mudados a partir do momento que tomamos consciência deles, e o autor apresenta uma espécie de receita para isto, que reproduzo abaixo a partir de matéria sobre tema similar publicada na revista Galileu:

MANUAL PARA DIAGNOSTICAR SEU MAU HÁBITO E CONVERTÊ-LO EM UM BOM (fonte: revista Galileu )

Uma coisa que gostei muito de confirmar com esta leitura foi a minha percepção de que cultivar bons hábitos cria uma espécie de "círculo virtuoso", que reforça outros bons hábitos (e bom aqui significa algo voltado para a nossa pessoa), mas que por outro lado ter maus hábitos nos leva a reforçar ou mesmo adquirir outros maus hábitos. Em outras palavras, somos em grande parte aquilo que pensamos, mesmo quando não pensamos diretamente a respeito, como é o caso de nossos hábitos :)

Portanto, recomendo fortemente "O Poder do Hábito" (título da versão em português) para todos aqueles interessados em conhecer mais sobre como nossa mente funciona e como podemos alterar nossos hábitos de forma a melhorarmos nossa inteligência intrapessoal!




***** NOVA LIMA, 09 de dezembro de 2012.



4 comentários:

  1. Muito bom Ivo, será uma das minhas próximas leituras.

    Gustavo

    ResponderExcluir
  2. Grande Ivo,

    Vi o livro e fiquei na dúvida se comprava ou não, mas com a sua opinião eu já comprei.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ivo li o livro e adorei!!! Já estou em novo processo de vida: analisando meus maus hábitos para criar novos bons hábitos. Obrigada por compartilhar estas resenhas. Beijo grande.

    ResponderExcluir
  4. Oi Andrea,

    Que bom que você gostou :) Fique de olho que devem vir novas postagens nesta linha!

    Beijos, Ivo

    ResponderExcluir