sábado, 29 de junho de 2013

Resenha do livro "Seja Assertivo!"

Pessoal,

Segue abaixo a segunda colaboração (postagem escrita por outra pessoa) do meu blog, uma resenha do excelente livro "Seja Assertivo!", de autoria de Vera Martins, escrito pela colega Luciana Horst:





Por ter sido um dos primeiros livros que li sobre este assunto, considero o livro Seja Assertivo da Vera Martins muito bom. Com ele compreendi que ser assertivo não é apenas um comportamento, mas sim uma filosofia de vida.

Para mim, a maior contribuição do livro é o entendimento de que somos responsáveis apenas pelos nossos sentimentos, não pelos comportamentos e escolhas dos outros (Eu tenho uma forte tendência a me culpar por tudo...). Outra questão muito importante é entender que as pessoas agem conforme suas experiências, crenças e valores, acumulados ao longo da vida. Ou seja, estamos sempre ouvindo e julgando os outros conforme nossas vivências, nosso ponto de vista. Para nos tornamos assertivos, precisamos nos “colocar na situação” do outro, não o julgando como gostaríamos que ele fosse, mas aceitando-o como ele é. Essa ausência de julgamento prévio certamente trará um enorme ganho para comunicação assertiva, propiciando relacionamentos mais construtivos e transparentes e menos conflituosos.
A forma com que nos comunicamos também influencia na nossa assertividade. O uso da forma EU-AFIRMAÇÃO (Eu me sinto desrespeitado quando você passa a informação diretamente a meu chefe. Que tal conversarmos antes?), que demonstra que assumimos a responsabilidade pelos nossos sentimentos e informa ao nosso interlocutor que esperamos um resultado diferente do acontecido, resultando em uma comunicação mais objetiva e eficaz, despertando a cooperação do nosso interlocutor.

Tornar-se uma pessoa assertiva, portanto, requer mudanças de comportamento, e, muitas vezes de nossos valores e crenças.


Comunicar-se assertivamente é dizer a coisa certa, da forma certa, na hora certa, no local certo e para a pessoa certa.”


****

Agradeço imensamente à Luciana pela colaboração e reitero a recomendação deste livro!



*********** Nova Lima, 29 de junho de 2013, BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário