domingo, 25 de outubro de 2015

Projeto "Recovery 2015" - Parte 3

O que eu tive foi um tumor na coluna, chamado Plasmocitoma. Fui operado em 13 de agosto e desde então iniciei o processo de recuperação e outro de investigação, para descobrir a real natureza do tumor, em especial se ele é único ou se existem outros. Quanto à recuperação estou indo bem: já consigo caminhar sozinho, mas de forma claudicante, e não posso carregar peso. E ainda tenho o problema da falta de sensibilidade nas duas pernas, que continua alta, o que dificulta ainda mais a movimentação. Fiz radioterapia em setembro, o que aliado à cirurgia praticamente eliminou o tumor encontrado, que era originalmente do tamanho de uma bola de golfe (sério, vejam na imagem abaixo), alojado em volta da vértebra T11 e que acabou comprimindo a minha medula, causando uma dor excruciante nas costas e paralisia total da cintura para baixo.


 Antes (Plasmocitoma) e depois (oito parafusos e duas hastes)

Sobre a investigação: já fiz uma quantidade ENORME de exames, incluindo biópsia de medula. Ainda não tenho o diagnóstico final da hematologista, mas tudo leva a crer que se trata de um tumor solitário, o que a se confirmar será uma EXCELENTE notícia. E não se assustem, a coisa é bem melhor do que pode parecer acima e eu continuo achando que vou viver 100 anos, mantendo o projeto pessoal de chegar a este marco com saúde física e mental :) 

Aliás, sobre esta coisa de viver 100 anos, recomendo a todos a edição corrente da revista "Mente e Cérebro", à venda nas bancas (#273, out/2015). Confiram a capa:


Capa da revista "Mente e Cérebro", edição de outubro/2015

Aqui temos de novo as receitas para vivermos mais e melhor, o que começa por cuidarmos bem do nosso corpo. Vejam que coisa, eu tive problema de coluna inicialmente há pouco mais de dois anos, fui a um ortopedista, fiz fisioterapia, melhorei e optei por não retornar ao médico. ERRADO, por favor aprendam com meu erro e não deixem a parte médica de lado. Está com uma dorzinha chata há algumas semanas numa parte do corpo? Vá ao médico e trate a coisa toda como um projeto...

E por último: neste processo todo eu já perdi uns 12 quilos, mas não recomendo a nenhum de vocês este tipo de regime :)

***********************************************************************

Ivo Michalick, 25 de outubro de 2015
Belo Horizonte - BRASIL

8 comentários:

  1. Nossa Ivo, não sabia que você tinha passado por isso tudo! Espero que você se recupere 100% porque seus alunos precisam de vc rsrs Que Deus te abençõe e pode ter certeza que vai dar tudo certo! Você é um guerreiro!

    Abraços da sua ex aluna

    Isabela de Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ivo, desejo que você se recupere plenamente e o mais rápido possível. É bom ver sua boa disposição apesar de tudo que enfrentou. Continue firme!
    Grande abraço.
    Ana Paula Mota

    ResponderExcluir
  4. Ivo, exemplo de coragem, força interior e disposição. Inspirador. Obrigado por compartilhar. Que Deus o abençoe e mantenha a confiança e determinação que com certeza são os diferenciais para o sucesso deste projeto. Abraço forte.

    ResponderExcluir
  5. Ivo, admiro sua capacidade de colocar coisas complicadas de uma forma simples! Desejo que vc se recupere totalmente e que Deus te mantenha firme no alvo. Viver e ser feliz é o melhor que podemos ter nesta terra! Um grande abraço. Fernanda Dayse

    ResponderExcluir
  6. Ivo, a sua recuperação mostra a grandeza dos que enfrentam os problemas como ele são! Que vc tenha toda a felicidade do mundo junto com sua família e nos ensine tbm como chegar aos 100 anos! Abs

    ResponderExcluir
  7. Ivo, parabéns por vencer esta etapa com muito esforço e sabedoria. Saúde é coisa séria. Melhoras! Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Melhoras... estamos todos torcendo!

    ResponderExcluir