sexta-feira, 13 de maio de 2022

ESG e Projetos de Capital

Nos últimos anos tenho ouvido cada vez mais o termo ESG. Ele vem do inglês Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G). Ao invés de descrever aqui o que é ESG e qual a sua importância na vida das pessoas e organizações eu recomendo esta matéria no Valor Econômico sobre o tema:


Entenda o que é ESG e por que a sigla é importante para as empresas 

(Valor Econômico, 21-fev-2022)


Citação feita na matéria:

"Segundo relatório da consultoria e auditoria PwC, 57% dos ativos de fundos mútuos na Europa estarão em investimentos que consideram os critérios ESG até 2025. Isso representa cerca de US$ 8,9 trilhões. Além disso, 77% dos investidores institucionais pesquisados pela PwC disseram que planejam parar de comprar produtos não ESG nos próximos dois anos."

Ok, mas o que ESG tem a ver com projetos de capital? Com base na citação acima eu diria: muito! Mas antes deixa eu explicar o que é um projeto de capital:

Projetos de capital são aqueles que possuem as seguintes características:

  • Implicam em aumento de capacidade do sistema de produção ou logístico;
  • Demandam aprovação executiva para início das obras;
  • Provocam significativo impacto sócio-ambiental na região (ou mesmo no país) em que serão implantados.
Fonte"Utilização prática de métodos de seleção e priorização de projetos alinhados à estratégia da empresa": apresentação feita no evento “PORTFOLIO MANAGEMENT STRATEGIES - 2ª EDIÇÃO”, IQPC, Rio de Janeiro, em outubro de 2009.

A questão relevante aqui está principalmente no último ponto, que fala de impacto sócio-ambiental. Este possui relação direta com ESG, e organizações que desenvolvem projetos de capital precisam ficar atentas a isto, buscando não somente gerenciar este impacto de forma a minimizar o impacto negativo e maximizar o impacto positivo, mas também sinalizar para o público que elas estão atentas e atuando sobre estas questões. E como isto pode ser feito? Existem é claro várias formas, mas na minha opinião um excelente guia são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Goals (SDGs) da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável:




Ok Ivo, e como começo a tratar ESG nos meus projetos com base nestes 17 Objetivos? Aqui vai um pequeno roteiro:

  1. Envie o link acima para os integrantes da equipe do seu projeto e peça que cada um leia o que está no link a respeito de cada objetivo, tendo em mente o que acha que o projeto pode fazer de forma a contribuir com aquele objetivo específico, fazendo anotações.
  2. Promova uma sessão de brainstorming com a sua equipe com o objetivo de listar e consolidar ações concretas que podem ser incorporadas ao projeto de forma a contribuir com alguns dos 17 ODSs.
  3. Consolide esta lista em um plano de ação, busque aprovação da direção da empresa e as incorpore ao escopo do projeto.
  4. Nas reuniões de acompanhamento do projeto passe a acompanhar, além de avanço físico, status dos riscos, aderência financeira e outros indicadores, a aderência do projeto às ações de ESG definidas, e se elas estão gerando os resultados esperados.
Sim, eu sei que é simples e tem organizações fazendo coisas muito mais complexas que isto. Mas sei também que muitas não estão fazendo nada, e o que está aí em cima pode ser um bom começo!

E se você é líder em sua organização eu gostaria de sugerir que você procure dar uma atenção especial não somente à saúde física, mas também à saúde mental e emocional de suas equipes. Para começar considere, junto com seus colegas de direção na organização, o que você pode fazer por suas equipes para atender os objetivos 3, 5 e 10. Lembre-se, boas práticas de ESG começam dentro de casa!

#esg #sustentabilidade #projetosdecapital #diversidade


*** Belo Horizonte, 13 de maio de 2022

Um comentário:

  1. A gente precisa buscar desmistificar o conceito de ESG, não se trata nem de um modismo nem de algo complicado que "não dá pra usar na nossa empresa". FIz a conexão com projetos de capital por causa da minhas atual esfera de atuação profissional, mas ESG e os 17 ODSs da ONU possuem relação direta com tudo o que fazemos, tanto nas nossas empresas quanto em nossas casas. Pensem por exemplo na questão do desperdício, especialmente de água e alimento num mundo com tanta gente morrendo de fome ou por falta de água potável ou tratada. Não tem jeito, ESG veio pra ficar!

    ResponderExcluir