quinta-feira, 16 de junho de 2011

Certificações em gerenciamento de projetos – Parte 2: outras credenciais do PMI

Pessoal, dando sequência ao conjunto de tópicos sobre certificações em GP, vou falar agora das demais certificações do PMI:

********************************** CAPM - Lançada em 2003

A certificação CAPM foi criada com o objetivo de viabilizar a certificação de membros de equipe e gerentes de projeto iniciantes, e até estudantes (2º Grau Completo) que estão iniciando nas carreiras de Gerenciamento de Projetos. Esta certificação tem como objetivo beneficiar profissionais de todas as áreas, pois demonstra o interesse do profissional no ganho de conhecimentos em processos e terminologias de gerenciamento de projeto.

Ela pode ser vista como uma “porta de entrada” para profissionais ingressarem no universo de gerenciamento de projetos.

Pré ­requisitos para a Certificação CAPM:

Segundo grau completo;

E

[Experiência mínima de 1500 horas como membro de equipe de projeto
OU
23 horas de treinamento formal em gerenciamento de projetos]

Exame de Certificação

O exame é composto por 150 questões de múltipla escolha, das quais 15 são retiradas do exame como "pré­teste". Essas questões não são pontuadas e servem como base para evolução do próprio exame. Ao contrário do PMP, o exame do CAPM é 100% baseado no Guia PMBOK. Como em todas as suas provas de certificação, o PMI não informa mais a nota mínima para aprovação.

Custo: U$225 para filiados ao PMI, U$300 para não-filiados na versão online. A credencial tem validade de cinco anos, sem ciclo de renovação (espera-se que dentro do período de duração da credencial o candidato acumule experiência para poder buscar outras credenciais do PMI que exijam maior nível de conhecimento e experiência). Caso vença o período de cinco anos e o credenciado queira manter a credencial, deve fazer novo exame e ser aprovado.

Visão pessoal

O PMI está investindo de forma mais agressiva na difusão desta credencial, e acredito que ela deve alcançar um aumento significativo no número de profissionais credenciados nos próximos dois anos.


********************************** PgMP - Lançada em outubro de 2006

 A certificação PgMP é voltada para gerentes de programa, que na definição do PMI é “um grupo de projetos relacionados gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.”

Esta certificação tem como objetivo beneficiar profissionais atuantes no gerenciamento de programas, reconhecendo­os internacionalmente como profissionais com capacidade e experiência para tomar importantes decisões e traçar objetivos estratégicos, tendo em vista otimizar os resultados dos negócios.

É a credencial do PMI com requisitos de elegibilidade mais pesados, a saber:

1 - Profissional graduado em qualquer curso de bacharelado ou equivalente e deve nos últimos 15 anos ter:

quatro anos (6.000 horas) de experiência em gerenciamento de projetos E
quatro anos (6.000 horas) de experiência em gerenciamento de programas

2 -  Profissional não graduado em um curso de bacharelado deve ter nos últimos 15 anos:

quatro anos (6.000 horas) de experiência em gerenciamento de projetos E
sete anos (10.500 horas) de experiência em gerenciamento de programas

Processo de certificação

É dividido em três fases, a saber:

Avaliação de Competência 1 

A avaliação inicial ocorrerá durante o processo de inscrição. Antes do candidato se tornar elegível a prosseguir com a certificação, ele será amplamente avaliado por um quadro de gerentes de programas quanto à sua experiência profissional.

Avaliação de Competência 2 

O próximo passo da avaliação será um exame de múltipla escolha, através do qual o candidato será solicitado a demonstrar sua habilidade em aplicar seus conhecimentos em questões baseadas em cenários situacionais.

Esta etapa do exame é composta por 170 questões de múltipla escolha, das quais 20 são retiradas do exame como "pré­teste" e não são pontuadas. Como em todas as suas provas de certificação, o PMI não informa mais a nota mínima para aprovação.

Multi­rater Assesment (MRA) 

O último passo será uma avaliação 360 graus onde uma equipe de avaliadores irá verificar as suas habilidades em tarefas pertinentes à disciplina de gerenciamento de programas. O candidato deve preencher uma auto­avaliação e indicar 12 pessoas como referência para que eles o avaliem.

Custo: U$ 1.500,00 para filiados ao PMI, U$ 1.800,00 para não­filiados. A manutenção da credencial se dá através do acúmulo de PDUs (Professional Development Units).

Visão pessoal

Conheço pouquíssimos gerentes de programas, o processo de certificação é muito complexo e o custo é muito alto, pelo menos para os padrões brasileiros. Acredito que uma credencial voltada para gerentes de portfólio teria sido mais bem sucedida e oportuna.


********************************** PMI-SP - Lançada em maio de 2008

A certificação PMI Scheduling Professional (PMI-SP) foi criada com o objetivo de validar a experiência e conhecimento inerentes à geração e acompanhamento de programações de projeto.

Pré ­requisitos para a Certificação PMI-SP:

Profissional graduado deve ter:

30 horas de educação formal 

E

Nos últimos 5 anos, um mínimo de 3.500 horas de experiência única e não cumulativa em project scheduling.

Profissional não graduado em um curso de bacharelado deve ter:

40 horas de educação formal E

Nos últimos 5 anos, um mínimo de 5.000 horas de experiência única e não cumulativa em project scheduling

Exame de Certificação

O exame PMI-SP é composto de 170 questões múltipla escolha, das quais 20 são consideradas pré-teste e não são pontuadas. A duração do exame é de 3,5 horas. Como em todas as suas provas de certificação, o PMI não informa mais a nota mínima para aprovação.
Uma referência importante, mas não única, para este exame, é o padrão para Scheduling do PMI.



Custo: U$ 520,00 para filiados ao PMI, e U$ 670,00 para não-filiados na versão online. A manutenção da credencial se dá através do acúmulo de PDUs (Professional Development Units).

Visão pessoal

No mercado atual o profissional de planejamento e controle, em especial em grandes projetos, vem sendo extremamente valorizado. Na virada do ano (noite de Reveillón) eu me inscrevi para esta certificação e devo fazer a prova nas próximas semanas!


********************************** PMI-RMP - Lançada em agosto de 2008


 A certificação PMI Risk Management Professional (PMI-RMP) comprova a capacitação em termos de habilidades e conhecimentos dos profissionais credenciados para atuarem em projetos críticos, através da identificação e mapeamento de riscos, definição de respostas (mitigando ameaças e capitalizando oportunidades) e comunicando os riscos.

Das novas credenciais do PMI é a que vem tendo maior crescimento (confiram tabela ao final deste texto).

Requisitos de elegibilidade da certificação PMI-RMP:

Profissional graduado deve ter:

30 horas de educação formal 

E

Nos últimos cinco anos, um mínimo de 3.000 horas de experiência única e não cumulativa em Project Risk Management;

Profissional não graduado em um curso de bacharelado deve ter:

40 horas de educação formal 

E

Nos últimos cinco anos, um mínimo de 4.500 horas de experiência única e não cumulativa em Project Risk Management;

Exame de Certificação

O exame PMI-RMP é composto de 170 questões múltipla escolha, das quais 20 são consideradas pré-teste e não são pontuadas. A duração do exame é de 3,5 horas. Como em todas as suas provas de certificação, o PMI não informa mais a nota mínima para aprovação.
Uma referência importante, mas não única, para este exame, é o padrão para Risk Management do PMI.



Custo: U$ 520 para filiados ao PMI, e US 670 para não-filiados, na versão online. A manutenção da credencial se dá através do acúmulo de PDUs (Professional Development Units).

Visão pessoal

Tenho colegas atuando como consultores em gerenciamento de risco, em especial para grandes projetos, e sendo muito bem sucedidos! Sobre gerenciamento de riscos, concordo com o Ricardo Vargas, que uma vez disse algo como:

 “Gerenciamento de riscos é gerenciamento de projetos para gente grande!”

********************************** Considerações finais

Segue quadro com a evolução das credenciais do PMI nos últimos meses:

Credencial
Nro. em 31-mai-10
Nro. em 30-abr-11
% de crescimento
PMP
385.096
430.469
11,78%
CAPM
11.458
14.197
23,90%
PgMP
421
561
33,25%
PMI-RMP
357
786
120,17%
PMI-SP
320
451
40,94%
TOTAL
397.652           
446.464
12,28%

Podemos notar que o PMP ainda domina o cenário de certificações, mas o CAPM apresentou ritmo de crescimento nos últimos meses mais de duas vezes superior ao do PMP. O PMI-RMP também tem mostrado um crescimento significativo, tendo mais do que dobrado o número de certificados no período.

Há alguns meses o PMI anunciou o lançamento de uma nova credencial, denominada PMI Agile Certified Practitioner (PMI-ACP). Informações em português sobre esta nova credencial, voltada para profissionais especializados no uso de metodologias ágeis para gerenciamento de projetos, podem ser obtidas aqui. No momento não tenho opinião formada sobre o futuro desta credencial.

No próximo texto concluo esta série, falando sobre as certificações da IPMA e do PRINCE2.

***** Ivo Michalick, 16 de junho de 2011, Belo Horizonte - BRASIL

3 comentários:

  1. Olá Ivo,

    Esclarecedor! Obrigado pelo tópico "Visão Pessoal" que, para mim, tornou a informação em conhecimento!

    Abs.

    Alexandre

    ResponderExcluir
  2. Ivo, temos cursos preparatórios para PMI-RMP em Belo Horizonte?

    Obrigado

    Fabrízio Silva
    fabrizio.silva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Não, mesmo porque acho que não haveria público.

    ResponderExcluir