terça-feira, 4 de setembro de 2012

IE e Inteligências Múltiplas

Eu sempre fui considerado por quem convive comigo uma pessoa muito inteligente, o que se reflete na minha facilidade em tirar boas notas na escola e em absorver com facilidade conteúdos considerados complexos. Por outro lado nunca tive muita paciência para assistir aulas ou ouvir explicações muito demoradas. Sempre me achei autodidata, preferindo muito mais aprender com um livro do que com uma aula. Ironicamente minha atividade principal hoje é dar aulas,  e isto de certa forma me ajuda a entender os alunos, em especial aqueles da chamada "Geração Y". 

Há alguns anos passei a ouvir com cada vez mais frequência referências à expressão "Inteligência Emocional" (IE). Por conta da minha inteligência, e sem entender bem o que era IE, assumi inicialmente que também tinha IE alta. Nada mais distante da realidade...

Bom, mas o que é exatamente IE? Para explicar é preciso primeiro introduzir outro conceito bem interessante, o de Inteligências Múltiplas, popularizado pelo psicólogo e autor Howard Gardner




Denomina-se inteligências múltiplas à teoria desenvolvida a partir da década de 1980 por uma equipe de investigadores da Universidade de Harvard, liderada pelo psicólogo Howard Gardner, buscando analisar e descrever melhor o conceito de inteligência.

Gardner afirmou que o conceito de inteligência, como tradicionalmente definido em psicometria (testes de QI) não era suficiente para descrever a grande variedade de habilidades cognitivas humanas. Desse modo, a teoria afirma que uma criança que aprende a multiplicar números facilmente não é necessariamente mais inteligente do que outra que tenha habilidades mais forte em outro tipo de inteligência. A criança que leva mais tempo para dominar uma multiplicação simples, (a) pode aprender melhor a multiplicar através de uma abordagem diferente; (b) pode ser excelente em um campo fora da matemática; ou (c) pode até estar a olhar e compreender o processo de multiplicação em um nível profundo. Neste último exemplo, uma compreensão mais profunda pode resultar em lentidão que parece (e pode) esconder uma inteligência matemática potencialmente maior do que a de uma criança que rapidamente memoriza a tabuada, apesar de uma compreensão menos detalhada do processo de multiplicação.

*** Meu comentário: parece que Einsten se enquadrava neste item, o que explica muitos comentários de que ele não teria sido bom aluno. A verdade é que ele demorava muitas vezes para responder, pois ficava primeiro analisando a pergunta (incluindo sua pertinência) e  pensando na melhor resposta, ao passo que o sistema escolar da época (e infelizmente não muito diferente do atual) privilegiava respostas "prontas" e rápidas. 

À época, a teoria foi recebida com reações mistas pela comunidade académica. Muitos psicólogos consideraram que existe uma diferença entre o conceito de inteligência que não é suportado pelo prova empírica, mas muitos educadores apoiaram o valor prático das abordagens sugeridas pela teoria.

*** Meu comentário: hoje, cerca de trinta anos depois do surgimento da Teoria das Inteligências Múltiplas, esta encontra-se amplamente aceita na comunidade acadêmica.


As inteligências


A pesquisa original feita em Harvard descreveu sete tipos de inteligência nos seres humanos, e, no início da década de 1980, obteve grande eco no campo da educação. Posteriormente foram acrescentadas à lista original as inteligências de tipo "naturalista" e "existencial". As inteligências múltiplas são:

1. Lógico-matemática - a capacidade de confrontar e avaliar objetos e abstrações, discernindo as suas relações e princípios subjacentes. Habilidade para raciocínio dedutivo e para solucionar problemas matemáticos. Possuem esta caracaterística matemáticos, cientistas e filósofos como Stanislaw Ulam, Alfred North Whitehead, Henri Poincaré, Albert Einstein, Marie Curie, entre outros.

*** Meu comentário: este é o tipo de inteligência múltipla mais associado ao conceito popular de inteligência, sendo o alvo principal dos testes de QI (Quociente de Inteligência).

2. Linguística - caracteriza-se por um domínio e gosto especial pelos idiomas e pelas palavras e por um desejo em os explorar. É predominante em poetas, escritores, e linguistas, como T. S. Eliot, Noam Chomsky, e W. H. Auden.

3. Musical - identificável pela habilidade para compor e executar padrões musicais, executando pedaços de ouvido, em termos de ritmo e timbre, mas também escutando-os e discernindo-os. Pode estar associada a outras inteligências, como a lingüística, espacial ou corporal-cinestésica. É predominante em compositores, maestros, músicos, críticos de música como por exemplo, Ludwig van Beethoven, Leonard Bernstein, Midori, John Coltrane, Mozart, Maria Callas.

4. Espacial - expressa-se pela capacidade de compreender o mundo visual com precisão, permitindo transformar, modificar percepções e recriar experiências visuais até mesmo sem estímulos físicos. É predominante em arquitetos, artistas, escultores, cartógrafos, navegadores e jogadores de xadrez, como por exemplo Michelangelo, Frank Lloyd Wright, Garry Kasparov, Louise Nevelson, Helen Frankenthaler.

5. Corporal-cinestésica - traduz-se na maior capacidade de controlar e orquestrar movimentos do corpo. É predominante entre atores e aqueles que praticam a dança ou os esportes, como por exemplo Marcel Marceau, Martha Graham, Michael Jordan, Pelé.

6. Intrapessoal - expressa na capacidade de se conhecer, estando mais desenvolvida em escritores, psicoterapeutas e conselheiros, como por exemplo, Sigmund Freud.

*** Meu comentário: esta é uma das duas Inteligências Múltiplas que agrupadas constituem o que se conhece como Inteligência Emocional.

7. Interpessoal - expressa pela habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. Encontra-se mais desenvolvida em políticos, religiosos e professores, como por exemplo o Mahatma Gandhi.

*** Meu comentário: esta é uma das duas Inteligências Múltiplas que agrupadas constituem o que se conhece como Inteligência Emocional.

8. Naturalista - traduz-se na sensibilidade para compreender e organizar os objetos, fenômenos e padrões da natureza, como reconhecer e classificar plantas, animais, minerais, incluindo rochas e gramíneas e toda a variedade de fauna, flora, meio-ambiente e seus componentes. É característica de biólogos, geólogos mateiros, por exemplo. São exemplos deste tipo de inteligência Charles Darwin, Rachel Carson, John James Audubon, Thomas Henry Huxley.

*** Meu comentário: esta veio depois, não constava no estudo original liderado por Gardner.

9. Existencial - investigada no terreno ainda do "possível", carece de maiores evidências. Abrange a capacidade de refletir e ponderar sobre questões fundamentais da existência. Seria característica de líderes espirituais e de pensadores filosóficos como por exemplo Jean-Paul Sartre, Søren A. Kierkegaard, Frida Kahlo, Alvin Ailey, Margaret Mead, ou o Dalai Lama.

********* Volto a escrever diretamente:

Pois é, olhando os conceitos fica claro para mim que em muitas das inteligências não sou muito bem dotado. Por exemplo, sou extremamente desajeitado (baixa inteligência corporal-cinestésica), e apesar de adorar ouvir música e ter até atuado como DJ, jamais consegui aprender a tocar um instrumento, um indicador de que minha inteligência musical não deva ser muito alta.

Dos meus estudos e pesquisas eu destaco três pontos relevantes para a minha vida:

1. Se formos buscar uma inteligência que tenha forte correlação com o que se conhece popularmente como sucesso, esta é a IE (Inteligência Intrapessoal + Interpessoal), e não a Cognitiva. Pensem em seus colegas de tempo de escola e procurem ver quais são os mais bem sucedidos hoje, em geral não são aqueles que eram considerados os melhores alunos... Por outro lado existem vários estudos que mostram uma potencial correlação entre IE e sucesso profissional.

A pesquisa mais famosa neste sentido ficou conhecida popularmente como "Experiência do Marshmallow", feita na Universidade Stanford. Descobriu-se anos depois que dentre as crianças participantes da experiência aquelas que demonstraram maior autocontrole (elemento importante da chamada Inteligência Intrapessoal) tiveram mais sucesso como adolescentes e adultos!

2. Minha IE é baixa! Num teste recente que fiz, numa escala de 0 a 100, fiquei com 57, confiram o resultado:

Meu teste de IE. Fonte: Emotional Intelligence Appraisal 

3. A IE pode ser aumentada com base em estudos e treinamentos, o que é uma EXCELENTE notícia para mim!

Com base nestes pontos eu iniciei há cerca de três anos uma jornada de autoconhecimento que me trouxe até aqui e me levou recentemente a criar no LinkedIn um grupo dedicado a discussões e trocas de experiências associadas a IE, chamado "Rede de Inteligência Emocional". Se você se interessou pelo assunto será muito bem vindo no grupo :)

Mais sobre IE em postagens futuras!



***** NOVA LIMA, 04 de setembro de 2012.

2 comentários:

  1. Ivo. Achei muito interessante esta abordagem. Gostaria de conhecer mais sobre o tema.
    Abs
    wagner Drumond

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  2. Wagner, vem pro grupo no LinkedIn - "Rede de Inteligência Emocional", estamos tendo umas discussões bem interessantes por lá :)

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