quarta-feira, 12 de junho de 2013

Que animal é você?

Já pensou como devia ser a vida no tempo em que nós humanos vivíamos como nômades nas planícies africanas? Éramos um dos seres mais indefesos, um dentre vários elementos de uma cadeia alimentar que tinha em seu topo o majestoso Leão!


Não sei quanto a vocês, mas eu sempre fiz uma associação muito forte entre África (que sim, eu sei que é um continente!) e o que depois descobri se chamar Serengueti . Milhares de zebras, crocodilos, leões, gnus, elefantes, girafas e outros bichos me fazendo sempre pensar em como devia ser viver no meio destes animais sem grandes mecanismos de proteção como temos hoje. Acho que eu não duraria sozinho por ali nem mesmo uma semana...


O Serengueti

Em função disto tudo, a palavra Serengueti sempre exerceu grande fascínio sobre mim, portanto foi com grande expectativa que me preparei, em outubro de 2011, para assistir em Dallas (como parte da minha MaratonaTexana  ) à palestra “The Safari of Self Discovery”, por Stefan Swanepoel, autor de um livro cuja capa de imediato me chamou a atenção.
Pois agora, pouco mais de um ano e meio depois de assistir a palestra, fazer o teste (eu sou um Leão Estratégico!) e ler o livro, descobri que o livro saiu em português no Brasil e decidi fazer uma curta resenha, vamos lá:


Autor: Stefan Swanepoel
Editora: Alta Books
Publicado em 2012, 192 páginas


Neste livro o autor, que nasceu na região do Serengueti, usa a técnica de storytelling (cada vez mais usada nos livros de administração e negócios, assim como por este autor!) para apresentar uma descrição de tipos de personalidade baseadas em animais do Serengueti. Acho que li o livro de uma sentada, e devo dizer que senti uma certa inveja do autor por não ter pensado em algo parecido (como escrever um livro de negócios/administração usando como pano de fundo a fauna amazônica, por exemplo). Leitura fácil, rápida, que nos faz pensar, um misto de “Sessão da Tarde” com aquelas matérias científicas do Fantástico. Recomendo FORTEMENTE o livro e o teste. Se está em dúvida, faça o teste primeiro, infelizmente este só existe online na versão em inglês, confira:





 Um abraço a todos!


****** Nova Lima, BRASIL - 12 de junho de 2013.

4 comentários: