domingo, 23 de março de 2014

Xô stress!

“A palavra estresse foi definida inicialmente no século XIX, por engenheiros ingleses que utilizaram o termo para designar a tensão resultante de força aplicada a um corpo. Para a ciência da saúde, estresse é um mecanismo normal, adaptativo, necessário e benéfico para o ser humano cujos efeitos, tais como, aumento da pressão arterial, da frequência respiratória, dilatação da pupila, são adaptações úteis em momentos de perigo ou tensão.

Atualmente, o estresse é reconhecido como fator presente na origem de diversas doenças e em muitas causas de distúrbios do sono (insônia, ronco, apneias). Devido ao estresse o equilíbrio do corpo é rompido e cada órgão passa a trabalhar de forma descompassada começando a fase inicial do estresse.” 

"Despair", de Edvard Munch

E o que podemos fazer para mantermos nosso stress em níveis aceitáveis? Aqui vão algumas sugestões que costumam funcionar comigo:


  1. Busque dormir bem.
  2. Pratique exercício físico prazeroso.
  3. Mantenha uma dieta saudável e equilibrada, mas não se prive das coisas que você gosta de comer.
  4. Separe parte do seu tempo para atividades de lazer.
  5. Sempre que se sentir ansioso, tire 5 a 10 minutos para você, para procurar relaxar e respirar de forma calma e tranquila.
  6. No trabalho, procure separar as pessoas dos problemas.
  7. Aprenda a dizer não, sem culpa ou remorso.
  8. Não minta, pois como se diz, “a mentira tem pernas curtas”, e a manutenção de uma mentira é fonte de ansiedade.
  9. Trate aos outros da forma como gostaria de ser tratado.
  10. Não gosta do seu trabalho atual ou de algum outro aspecto da sua vida? Elabore um plano de mudança e o coloque em prática o quanto antes!
E por último: procure viver de forma intensa cada momento, pois o passado já ficou para trás, o futuro é incerto e o tempo voa!


*********** Nova Lima, 23 de março de 2014, BRASIL 

2 comentários:

  1. Show de bola....
    temos que caminhar por ai mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Ivo, gostei do artigo. Alguns desses pontos são mencionados no livro "How to Stop Worrying and Start Living" do Dale Carnegie que virou meu livro de cabeceira nos últimos 2 meses.

    ResponderExcluir