quarta-feira, 20 de julho de 2016

UNIMED-BH NÃO é excepcional :(

Pois é, fui elogiar a UNIMED-BH numa postagem anterior, e na semana passada a decepção foi simplesmente ENORME :( 

Estou em processo de recuperação de um câncer que me pegou de jeito em agosto do ano passado, e desde então fiz cirurgia, fiquei internado, fiz biópsia, radioterapia e todos os tipos de exames de sangue e urina que podemos imaginar, além de vários exames de imagem (de raio X a tomografia), e venho enfrentando da melhor forma possível tudo o que a doença tem colocado na minha frente (aprendi que câncer a gente não derrota, a gente "entra em acordo com ele", de preferência de forma amigável).

Descobri em mim uma disciplina que não sabia ter, e quem tem acompanhado minhas postagens sobre este assunto deve ter percebido que isto tem facilitado bastante todo este processo. Mas semana passada sinto que levei uma verdadeira "bola nas costas" (gíria de futebol que significa algo como uma decepção com quem menos se espera) da UNIMED-BH.

Como o tumor está/estava dentro de mim, entranhado na minha coluna e colocando em risco minha medula e todos os nervos que passam na região (o que explica minha dificuldade de movimento e a sensibilidade alterada nas pernas, algo que precisei aprender que posso ter que suportar para o resto da vida), a cada seis meses eu faço um acompanhamento com a minha especialista (esta sim, uma profissional e pessoa fora de série, que acredito ser incapaz de me dar uma "bola nas costas"). Este processo é meio demorado, pois ela costuma pedir uma série de exames, eu preciso obter as autorizações da UNIMED-BH, fazer os exames e retornar a ela, que com base nos resultados pode pedir novos exames. Pois bem, semana passada tive a notícia final da UNIMED-BH de que o pedido de tomografia feito pela minha médica, apesar de devidamente embasado por um laudo técnico emitido por ela, foi RECUSADO. O mais interessante quando se lida com uma instituição deste porte é que eles sempre buscam aparentar que estão cobertos de razão, neste caso apontando para uma resolução da ANS que lista os tipos de exames obrigatórios para cada tipo de patologia. Ainda tentei argumentar (afinal acredito no poder da lógica e da argumentação), mandando para a UNIMED-BH a mensagem abaixo:

********************
Recebemos hoje a notícia da auditoria da UNIMED-BH que o pedido do exame PET - TC feito pela minha médica, Dra. xxx, foi NEGADO, com base na resolução RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 387/2015, ANEXO II da ANS. Apesar de correta pela regra da ANS, eu gostaria que a UNIMED-BH, em virtude do histórico do meu caso, reconsiderasse a negativa, pois:

  - Posso estar em processo de recaída do plasmocitoma que me levou à internação no hospital da UNIMED-BH em agosto do ano passado;
  - Quanto antes isto for confirmado mais simples (e barato) será o tratamento;
  - O exame solicitado é a melhor forma de confirmar ou não esta possibilidade;
  - A UNIMED-BH já fez este exame comigo em 12 de agosto passado, como parte do processo investigativo que me levou à cirurgia de remoção parcial do tumor na mesma época, quando fiquei internado no hospital da UNIMED-BH de 12 a 21-ago.

Aliás, eu não teria problema algum em fazer este exame no próprio hospital da UNIMED-BH, caso a instituição decida reconsiderar sua negativa inicial. Caso esta negativa seja confirmada pela UNIMED-BH eu gostaria que a organização me aconselhasse como proceder para dar sequência ao processo investigativo proposto pela minha médica em laudo emitido por esta e encaminhado como parte do pedido de exame feito à UNIMED-BH.

********************

Não adiantou nada, mantiveram a recusa, e agora preciso avaliar quais serão os próximos passos neste processo, ao mesmo tempo que busco me focar no trabalho (não custa lembrar que o tratamento me deixou cerca de seis meses praticamente sem trabalhar, e portanto sem quase nenhuma receita vinda das minhas atividades profissionais) e no meu processo de recuperação :(

Diante de tudo isto retifico meu comentário na postagem citada lá em cima: a UNIMED-BH NÃO é uma rede de saúde excepcional. Ela é na verdade comum, média, ou melhor, medíocre, e insensível às necessidades e anseios de seus clientes. Em outras palavras, ela é como as outras, o que eu consideraria muito pouco se fizesse parte desta organização como associado ou funcionário.

***********************************************************************
 >>> Atualização na noite de 24-jul-16 (acabei de voltar de férias): parece que minha postagem chegou ao setor de mídias sociais da UNIMED-BH, o que nos dias atuais não é surpresa. A única novidade no contato deles comigo é que me disseram que eu NÃO fiz o exame pedido pela minha médica enquanto estive internado com eles, naquela época fiz tomografia, ressonância magnética e raio X, enquanto que agora a minha médica pédiu um PET-TC,que é meio que uma tomografia mais sofisticada...




Equipamento que faz o exame PET-TC (fonte: http://www.cetac.com.br/pet_ct_o_que_e.html )

Quando ao meu exame a negativa foi mantida, e a UNIMED-BH não me ofereceu alternativa que não seja, no que depender deles, "esperar para ver se fico pior" (o que obviamente não é o meu plano!).

***********************************************************************

>>> Atualização na tarde de 03-ago-16: acabaram de me ligar da UNIMED-BH, a negativa está mantida e é definitiva. E a empresa, cujo slogan é "Nosso plano é cuidar de você", continua sem me oferecer alternativa de sequência de tratamento, portanto vou ter que buscar outras soluções que não sejam esperar para ver se fico pior e aí a UNIMED-BH me atende. Ah, e para os colegas se ofereceram para me ajudar a pagar o exame: agradeço a todos, mas a questão para mim, ao menos por enquanto, é de princípio. E claro, fazer este exame é o que importa para mim aqui e agora, este é o meu "baby step" da hora :)

P.S.: não deixa de me dar um certo consolo saber que não tenho nenhuma ligação profissional hoje com a UNIMED-BH, eu me sentiria muito mal trabalhando em uma organização que trata desta forma o seu principal stakeholder. Respeito quem trabalha num lugar assim (afinal muitas vezes nossas escolhas são limitadas, em especial quando temos filhos para cuidar), mas ao mesmo tempo me identifico muito com esta declaração do ator Pedro Cardoso em entrevista nesta segunda:

"Ganhei muito dinheiro na publicidade, mas com profunda angústia", afirmou Pedro Cardoso. "Eu me arrependo de ter feito alguns filmes de publicidade sobre produtos, mesmo agressivos, como planos de saúde. A gente sabe que o plano de saúde vive no Brasil da falência da saúde pública", complementou. "Fiz coisas que eu não acho que foram boas para quem viu, não tenho orgulho."

***********************************************************************



Ivo Michalick, 20 de julho de 2016
Caeté (de férias com a família, que ninguém é de ferro, apesar de ter alguns parafusos na coluna!) - BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário