sábado, 29 de junho de 2019

PMI detalha mudanças no exame PMP® para dezembro deste ano

*** ATUALIZAÇÃO em 06-nov-19: o PMI mudou a data de atualização do exame para 01-jul-2020, detalhes aqui.

O PMI (Project Management Institute) lançou ontem (28-jun-2019) a nova versão do documento "PMP® Exam Content Outline". Trata-se do documento que descreve o conteúdo coberto no exame para a certificação PMP, considerada a mais relevante do mundo na área de gerenciamento de projetos (a minha é de 2004 e foi certamente um grande diferencial na minha carreira em gerenciamento de projetos).

Esta atualização do ECO ocorre a cada 4-5 anos, em geral nos intervalos entre os lançamentos de novas edições do Guia PMBOK® (a última atualização havia ocorrido em 2015).  Ela sinaliza uma mudança radical no exame (as mudanças passam a valer a partir de 16-dez-19), que até então era dividido em cinco domínios que correspondem aos grupos de processo do Guia PMBOK®, a saber (os percentuais indicam o número de questões baseadas no domínio):


  1. Iniciação 13%
  2. Planejamento 24%
  3. Execução 31%
  4. Monitoramento e Controle 25%
  5. Encerramento 7%



Nesta nova versão os domínios passam a ser somente três (fonte: notícia publicada no site do PMI, tradução minha):


  1. Pessoas (PEOPLE) – enfatiza as habilidades e atividades associadas com uma efetiva liderança de uma equipe de projeto - 42%
  2. Processo (PROCESS) – reforça os aspectos técnicos do gerenciamento de um projeto -  50%
  3. Ambiente de negócios (BUSINESS ENVIRONMENT) – destaca a conexão entre projetos e a estratégia da organização  8%



Além disto o PMI anunciou que o exame deverá abranger:
   

  • Maior enfoque na entrega de resultados. A prova irá cobrir tanto abordagens preditivas (cerca de 50%) quanto ágeis/híbridas (50%) para gerenciamento de projetos. 
  • Domínios (listados acima) alinhados a práticas do mundo real. Enfoques específicos de gerenciamento de projetos não serão alinhados a domínios individuais mas serão incorporados por todo o exame. 

Quem já possui a certificação PMP há mais tempo deve ter notado que os três novos domínios correspondem aos três lados do Triângulo de Talentos® do PMI, que foi lançado em janeiro de 2015 e pouco depois passou a impactar diretamente a renovação da certificação PMP, que deve ser feita pelos profissionais que a possuem a cada três anos. Segue imagem do Triângulo, reparem como os três lados são semelhantes aos três novos domínios do exame PMP:




Considerações finais

Esta mudança já era esperada, mas mesmo assim a sua dimensão a princípio me surpreendeu bastante, pois teremos praticamente um novo exame para a certificação PMP a partir de dezembro próximo. Ela era esperada em função do Triângulo de Talentos®, das grandes mudanças ocorridas no cenário de gerenciamento de projetos nos últimos anos, em especial o avanço das abordagens ágeis e híbridas, e no processo de transformação pelo qual o PMI vem passando nos últimos dois anos (lembrando que este ano o PMI completa 50 anos de vida).

Para quem pensa em fazer o exame PMP nos próximos 6 a 12 meses, eu recomendo decidir o quanto antes se pretende fazer o exame antes ou depois de 15 de dezembro próximo, pois até lá a prova segue o ECO de 2015, e a partir daí passa a valer o novo ECO, com todas as grandes mudanças que citei acima.

Para quem pensa em fazer a prova até 15-dez eu sugiro se habilitar para o exame e agendar sua realização o quanto antes, pois é comum uma "corrida" para o exame (grande número de pessoas buscando agendamento) nas semanas próximas à data da "virada". Para saber como se habilitar para o exame recomendo consultar o documento Manual da Certificação PMP®.

Para quem pensa em fazer a prova depois, enquanto não são lançados novos cursos e materiais de estudo baseados na nova versão eu recomendo fortemente a leitura do "Agile Practice Guide", desenvolvido pelo PMI em parceria com  a Agile Alliance®, além é claro da Sexta Edição do Guia PMBOK®


***** Ivo Michalick, 29 de junho de 2019, Belo Horizonte, BRASIL

4 comentários: