quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Sobre "ladrões de tempo"

 



Achei interessante compartilhar com vocês esta resposta que dei via mensagem a um colega do LinkedIn que me pediu para dizer quais seriam os três ou quatro elementos que mais prejudicam minha produtividade ("ladrões de tempo"). Respondi assim:


Olá, João, obrigado pela sua mensagem! Sobre a sua pergunta, minha resposta é um tanto incomum, já que também estudo e aplico conceitos de gestão do tempo pessoal e minimalismo digital na minha vida. Sem considerar minhas estratégias de resposta, os elementos que mais prejudicam minha produtividade seriam:

1. "Multitarefa ineficiente": evito ao máximo, prefiro trabalhar de forma sequencial em atividades que demandem maior concentração em blocos de até três horas ou até alcançar um resultado tangível, o que ocorrer primeiro.

2. Ambiente ruidoso: trabalho a maior parte do tempo em casa, onde praticamente não tenho problemas com distrações devido ao ruído. Mas costumo também trabalhar no ambiente de clientes e parceiros, e nestes casos, se não estou em reunião, ouço música (geralmente instrumental ou numa língua diferente da minha, para não chamar minha atenção) com fones de ouvido com cancelamento de ruído.

 3. "Sim intempestivo": às vezes somos pressionados a dizer sim para uma nova demanda, geralmente urgente, que não se enquadra no nosso propósito, e isto atrapalha todo o nosso plano de trabalho. Evito isto ao máximo, o que garante para quem me conhece a certeza de que cumpro aquilo que prometo.

Sobre ferramentas,  uso uma versão pessoal do Método GTD de David Allen, e minhas ferramentas principais são a captura de tela no celular e o Evernote. Ah, e claro, mais recentemente ChatGPT e Claude, recém-chegado no Brasil.

Falo um pouco mais sobre temas relacionados nesta postagem:

 

 Pílulas para Melhorar: #3 - Gestão do Tempo Pessoal

  

Um abraço!

*** Belo Horizonte, 7 de agosto de 2024.



Nenhum comentário:

Postar um comentário