segunda-feira, 16 de maio de 2011

Meu “Top 10” literário de 2010 (parte 2 - inglês)

Um dos meus primeiros posts neste blog foi sobre os 10 livros mais interessantes que li em 2010. Fiquei de comentar sobre a parte 2 (títulos em inglês, com a boa notícia de que quatro dos cinco possuem tradução para o português), e agora, já quase no meio de 2011, aqui vou eu:


1. "Switch", de Chip Heath and Dan Heath 






Um tema que tem ocupado muito minha atenção ultimamente é entender o que nos motiva e nos leva a tomar determinadas decisões ou agir de determinada forma. Este título dos irmãos Heath (também autores do excelente "Made to Stick") foca no processo de mudança. Eu postei várias frase do livro no meu twitter, como esta:


"To create movement, you´ve got to be specific and be concrete." 


Totalmente alinhada com outras leituras recentes, que mostram que nossa mente tende a simplificar tudo o que for muito complicado, nos fazendo às vezes ignorar detalhes importantes. Portanto, "keep it simple!"


Saiba mais sobre o livro e as idéias dos irmãos Heath aqui.


Versão em português:


"A Guinada", de Chip e Dan Heath




2. "Marketing 3.0", de Philip Kotler e outros






Quer entender melhor o conceito contemporâneo de marketing, que entende que os consumidores querem se sentir emocionalmente ligados às marcas e produtos (o que na nossa cabeça se confunde na maioria das vezes) que escolhemos?  Leia este livro...


Versão em português:


"Marketing 3.0", de Philip Kotler e outros


3. "Emotions Revealed", de  Paul Ekman






Único título sem tradução para o português, tem uma relação muito forte com o título seguinte ("The Expression of the Emotions in Man and Animals", de Charles Darwin), escrito mais de 130 anos antes... Na verdade Paul Ekman começou seus estudos sobre a manifestação das emoções em nosso rosto buscando contradizer o trabalho de Darwin, e depois de muitos anos concluiu que Darwin estava certo!


Paul Ekman serviu de inspiração para o personagem Dr. Carl Lightman na série Lie to Me, interpretado pelo excelente ator inglês Tim Roth


O livro de Paul Ekman ainda não tem tradução para o português, mas a boa notícia é "Lie to Me" passa no Brasil na Rede Globo!


4. "The Expression of the Emotions in Man and Animals", de Charles Darwin






Pois é, Charles Darwin, além de nos brindar com a Teoria da Evolução, produziu em 1872 este livro extremamente interessante e provocador, no qual demonstra que a manifestação das emoções primárias em nosso rosto possui caráter universal e não é influenciada por fatores culturais. A cultura pode influenciar num segundo momento (que Paul Ekman demonstra que entra em cena menos de 1/5 de segundo depois da manifestação original), mas a manifestação primária é universal e inconfundível. 


Versão em português:




"A expressão das emoções no homem e nos animais", de Charles Darwin



5.  "How The Mighty Fall", de Jim Collins 







Jim Collins é tido por muitos (mas não por mim!) como o herdeiro de Peter Drucker, considerado por muitos (incluindo eu!) o pai da administração moderna. É um grande autor, reconhecido por algo que falta hoje em muitas obras da área, que é o rigor científico. Neste livro ele fala sobre os cinco estágios que levam uma organização à morte, dando elementos para identificação destes estágios que podem ajudar a reverter o processo. Os exemplos são excelentes e nos fazem pensar!

Versão em português:



***** Belo Horizonte, 16 de maio de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário