Já estamos em meados de março, mas como o blog é novo segue a primeira parte da minha lista dos 10 melhores livros que eu li em 2010 (e sim, antes que alguém pergunte, eu digo que li mais de 10 livros no ano):
Parte 1 - Português:
"Psicologia Econômica", de Vera Rita de Mello Ferreira
É impressionante a quantidade de livros que têm sido publicados aqui e no exterior sobre este tema, está claro que nós não decidimos só com a cabeça, mas também e principalmente com o coração, e temos que ficar atentos, pois muitas vezes nosso cérebro não dá conta de processar tanta informação (termo técnico: information overload ) e acaba recorrendo a simplificações que atrapalham nosso processo decisório. Quem já foi comprar um carro e saiu com um monte de opcionais que não queria sabe do que estou falando...
"Gestão Humanista de Pessoas", de Eugenio Mussak
Virou gerente? Leia este livro, sua equipe agradecerá sem saber!
"Seja assertivo!", de Vera Martins
Assertividade é um tema que me interessa muito, confira este texto da Vera a respeito:
Pierre Weil é fera, e não se engane, apesar de ser fácil (e gostoso!) de ler o impacto sobre você será duradouro, em especial se você (como eu) tiver baixa IE (Inteligência Emocional).
"Pensando diferente", de Humberto Mariotti
Deste não dá para falar só num parágrafo, devo fazer um post a respeito mais pra frente. Aprendi com ele a importância de diferenciarmos complicado de complexo, e devo dizer que foi o melhor livro que li nos últimos três anos! Saiba mais:
Em breve publico a parte 2, com comentários sobre os cinco títulos em inglês, que são:
"Switch", by Chip Heath and Dan Heath
"Marketing 3.0", by Philip Kotler and others
"Emotions Revealed", by Paul Ekman
"The Expression of the Emotions in Man and Animals", by Charles Darwin
"How The Mighty Fall", by Jim Collins
Destes, acho que só o do Paul Ekman (inspiração direta para o seriado "Lie to Me", da Fox e agora na Globo) não tem tradução para o português.
***** Ivo Michalick, 23 de março de 2011, Belo Horizonte - BRASIL
Oi Ivo, comprei o Gestão Humanista de Pessoas e estou gostando bastante, obrigado pela dica !
ResponderExcluirQue bom que você gostou! Preciso agora falar dos outros cinco em inglês, mesmo porque quatro deles possuem tradução para o português (só o do Paul Ekman é que não tem).
ResponderExcluir