segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Groupthink e a falsa unanimidade

Duas frases sobre o perigo da unanimidade:

1. "Toda unanimidade é burra." (Nelson Rodrigues, dramaturgo, 1912-1980)





2. "Se todo mundo está pensando igual, então é porque alguém não está pensando." George S. Patton, general americano e herói da Segunda Guerra Mundial (1885-1945)





Quando se lidera pelo medo ou ameaça corremos o risco chegar a um falso consenso ou unanimidade, vejam por exemplo as manchetes de hoje sobre o que está ocorrendo na Coreia do Norte, onde a se confirmar o previsto teremos o primeiro país do mundo governado por um integrante da Geração Y, ainda por cima educado na Suíça sorriso

Quem quiser saber mais sobre este fenômeno pesquise por "Groupthink", ou "Pensamento de grupo". O acidente com o ônibus espacial Challenger em 1986, provavelmente o pior da história espacial americana, teve como causa comportamental subjacente este fenômeno, como podemos ver no vídeo abaixo (em inglês):







Nas investigações feitas depois do acidente ficou claro que este poderia ter sido evitado se a opinião da equipe técnica tivesse sido considerada às vésperas do lançamento. Para mim esta foi a principal causa do acidente, e não o anel isolante (O - Ring seal) que foi identificado no relatório final do acidente. Este anel poderia perder parte de suas qualidades isolantes a baixas temperaturas, e no dia do lançamento a temperatura estava abaixo da faixa de segurança. A discussão mostrada no vídeo reproduz outra que teria supostamente ocorrido dentro do fornecedor do motor do ônibus espacial (do qual o anel fazia parte) na madrugada do dia do lançamento. No relatório oficial fica claro que os engenheiros envolvidos pelo lado do fornecedor se sentiram constrangidos a expor num momento de intensa pressão e de forma clara e inequívoca a opinião de que o lançamento deveria ser adiado.  


Em ambientes de projeto, considero o uso intensivo de gerenciamento de riscos como uma poderosa ferramenta contra o groupthink, mas temos que ficar alertas para este fenômeno o tempo todo, pois como vimos no exemplo acima as consequências podem ser desastrosas!



***** Ivo Michalick, 19 de dezembro de 2011, Belo Horizonte - BRASIL 

Um comentário:

  1. Perfeito Sr. Ivo! O Pensamento e a análise de Grupos, é fundamental para o processo de Gerenciamento. A Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos (SBDG) se dedica a esse estudo, que me auxiliar imensamente no Gerenciamento de Projetos.


    Cordialmente,


    Márcio Roberto do Carmo Pereira

    ResponderExcluir