quinta-feira, 28 de março de 2013

Como é que é?!


Pessoal,

TUDO aquilo que escrevemos na Internet fica no ar para sempre, até mesmo depois da nossa morte! Lembrem-se disto quando forem se manifestar em algum fórum (ou como eu agora, escrever em um blog): antes de postar, leiam o que escreveram, vejam se é ofensivo a alguma pessoa ou grupo, se é relevante para a discussão e se não expõe você ou outras pessoas ao ridículo. Já falei sobre isto por aqui  , mas resolvi retomar o assunto, compartilhando uma mensagem publicada no passado em um dos vários fóruns de que participo e que "fala" por si mesma, vamos lá:


*****************************************************************

Pessoal,

Alguém teria uma dica, para relacionarmos, não como requerência a Tarefa,
mas como necessário a Geração de Documentos para uma determinada Tarefa e
colocar como uma atividade não do Cronograma planejado no Project, mas algo
como um Plano de Documentação para aquele determinado Projeto irá
necessitar distribuindo por tarefa.

Estive pensando em criar um sub projeto de Documentações e vinculá-lo ao
Projeto em si...

Se alguém tiver uma dica, agradeço imensamente.

Muito Obrigado.

*****************************************************************

Ambas possuem em comum um mesmo ponto: ninguém respondeu até hoje, mesmo porque eu mesmo nem saberia por onde começar... Em suma: não comunicaram o que o emissor queria!

Muitos que como eu atuam em áreas técnicas temos que tomar um enorme cuidado com o uso da linguagem, pois temos uma tendência ao uso de termos técnicos independentemente do interlocutor. Imaginem se eu digo para a empregada daqui de casa:

"Fulana, preciso que você faça em caráter emergencial um levantamento situacional do dispositivo sugador e apaziguador bucal da Alice, uma vez que a infanta está se mostrando, de forma clara e inequívoca, insatisfeita e impaciente com a falta deste!"

Ela vai ficar olhando para a minha cara sem entender nada, melhor seria dizer:

"Fulana, vai agora procurar a chupeta da Alice que ela está berrando no berço!"

Já vi colegas fazerem uma apresentação para a diretoria cheia de termos técnicos e saírem achando que foram muito bem. Deveriam ter ouvido alguns dos comentários que ouvi na plateia, na linha do

 "Nossa, não estou entendendo nada, quem é este menino mesmo?"

Ou

"Meu Deus, vou falar com o Genivaldo para não colocar mais este rapaz para fazer apresentações para a Diretoria, como é mesmo o nome dele?"

Ambas possuem um ponto de atenção importante, que procuro sempre reforçar junto aos meus alunos e clientes quando vão fazer apresentações ao vivo: SEMPRE abra sua apresentação dizendo seu nome e cargo/função, não assuma que as pessoas da plateia sabem quem você é e o que você faz, pois ao não se apresentar você corre o risco de perder a atenção de muitos já nos primeiros segundos, pois vão tentar descobrir quem é você perguntando para o colega ao lado...

Quando usamos um termo ou expressão cujo significado é desconhecido por quem nos ouve isto gera distração nos ouvintes, e corremos o risco de perder a atenção da plateia... Temos que buscar sempre concisão e simplicidade, tentando comunicar sempre mais com cada vez menos palavras, até alcançarmos o ponto ótimo.

E como o feriado está chegando, termino tentando colocar um pouco de humor no dia de vocês:



Minha revisora oficial (a Luiza, minha esposa) não achou graça, mas meu lado nerd falou mais alto...

Um abraço, e Feliz Páscoa para todos!

****** Nova Lima, BRASIL - 29 de março de 2013.

terça-feira, 12 de março de 2013

4 em 1

Pessoal,

Esta é uma postagem curta, na qual quero divulgar três palestras minhas que postei hoje no Slideshare e falar um pouco sobre coaching, vamos lá:


1. Palestra "Negociação em Projetos": feita em agosto de 2012 em evento do PMI-PR (seção paranaense do Project Management Institute) em Foz do Iguaçu.



2. Palestra "Motivation: The Leader´s Role: feita em março de 2012 em evento do PMI (Project Management Institute) em Buenos Aires (em inglês).




3. Palestra sobre competências comportamentais em gerenciamento de projetos: feita em abril de 2013 em Belo Horizonte.




Todas as palestras foram disponibilizadas para download no Slideshare. Caso queira levar uma destas (ou outra, sobre temas ligados a gerenciamento de projetos ou habilidades comportamentais) para um evento na sua cidade ou organização me procure - ivo.michalick@m2coaching.com.br . 


4. Coaching: e já que estou fazendo "propaganda de mim mesmo" nesta postagem, queria apenas dizer que estou oferecendo serviços de coaching, inicialmente mediante indicação. Os meus clientes iniciais estão baseados em Belo Horizonte e são profissionais de gerenciamento de projetos, mas eu posso trabalhar com clientes de outras áreas e em outras regiões do Brasil e exterior, neste caso via Skype ou telefone. No caso dos clientes de Belo Horizonte eu venho fazendo as sessões no meu home office ou via Skype.


A proposta do coaching é te ajudar a resolver uma dentre estas que são as duas grandes questões da nossa vida, a saber:

  1. Você sabe o que quer, mas ainda não sabe exatamente como conseguir.
  2. Você ainda não sabe o que quer.

Ambas as respostas estão dentro de você, e a ideia do coaching é te ajudar a encontrá-las e a se tornar uma pessoa ainda melhor.

Eu passei por um processo de coaching ligado a um programa de treinamento do PMI que fiz em 2011 e 2012, e a partir daí decidi investir de forma mais intensiva numa capacitação na área, no meu caso através do CTI - The Coaches Training Institute . Falo um pouco disto na palestra número 3 acima, assim como também nesta postagem

Eu achei a proposta de coaching co-ativo do CTI MUITO interessante, pois ela é focada na relação entre coach e cliente levando em conta sempre o bem estar do cliente, o que me obriga como coach a atuar de forma bem distinta da que atuo como professor (onde ensino as pessoas como devem fazer as coisas) ou consultor (onde digo às pessoas o que devem fazer). Como coach eu devo ajudar as pessoas a encontrar dentro de si mesmas as suas próprias respostas, ou mesmo descobrir quais são as perguntas que devem ser feitas. E já percebi que neste trabalho eu acabo ganhando muito como pessoa, acabo crescendo um pouquinho através de cada passo à frente dado pelos meus clientes :)

Quer saber mais sobre coaching? Me procure - ivomichalick@m2cc.com.br .


****** Nova Lima, BRASIL - 12 de março de 2013.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher

Pessoal,

Dizem que por trás de um grande homem sempre existe uma grande mulher. Pois eu nunca gostei deste ditado, para  mim um grande homem em geral tem PELO menos uma grande mulher ao seu lado, e nunca atrás!

Eu por exemplo me considero um felizardo, pois vivo cercado por três mulheres que me ajudam a dar sentido e direção a tudo o que faço. Por isto hoje, Dia Internacional da Mulher, eu saúdo a todas as mulheres do mundo, sem vocês a gente simplesmente não existiria. Acredito com muita força que o mundo seria e será MUITO melhor quando dermos às mulheres um papel mais importante na condução de temas como política, economia e projetos, só para citar alguns, pois a paciência e determinação das mulheres fazem muita falta nestas áreas.

Amo todas vocês, em particular estas três (mais a Mina, saindo de fininho lá atrás)!

Luiza com Alice e Bianca, mais a Mina saindo de fininho ao fundo

***** Nova Lima, BRASIL - 8 de março de 2013