quinta-feira, 28 de março de 2013

Como é que é?!


Pessoal,

TUDO aquilo que escrevemos na Internet fica no ar para sempre, até mesmo depois da nossa morte! Lembrem-se disto quando forem se manifestar em algum fórum (ou como eu agora, escrever em um blog): antes de postar, leiam o que escreveram, vejam se é ofensivo a alguma pessoa ou grupo, se é relevante para a discussão e se não expõe você ou outras pessoas ao ridículo. Já falei sobre isto por aqui  , mas resolvi retomar o assunto, compartilhando uma mensagem publicada no passado em um dos vários fóruns de que participo e que "fala" por si mesma, vamos lá:


*****************************************************************

Pessoal,

Alguém teria uma dica, para relacionarmos, não como requerência a Tarefa,
mas como necessário a Geração de Documentos para uma determinada Tarefa e
colocar como uma atividade não do Cronograma planejado no Project, mas algo
como um Plano de Documentação para aquele determinado Projeto irá
necessitar distribuindo por tarefa.

Estive pensando em criar um sub projeto de Documentações e vinculá-lo ao
Projeto em si...

Se alguém tiver uma dica, agradeço imensamente.

Muito Obrigado.

*****************************************************************

Ambas possuem em comum um mesmo ponto: ninguém respondeu até hoje, mesmo porque eu mesmo nem saberia por onde começar... Em suma: não comunicaram o que o emissor queria!

Muitos que como eu atuam em áreas técnicas temos que tomar um enorme cuidado com o uso da linguagem, pois temos uma tendência ao uso de termos técnicos independentemente do interlocutor. Imaginem se eu digo para a empregada daqui de casa:

"Fulana, preciso que você faça em caráter emergencial um levantamento situacional do dispositivo sugador e apaziguador bucal da Alice, uma vez que a infanta está se mostrando, de forma clara e inequívoca, insatisfeita e impaciente com a falta deste!"

Ela vai ficar olhando para a minha cara sem entender nada, melhor seria dizer:

"Fulana, vai agora procurar a chupeta da Alice que ela está berrando no berço!"

Já vi colegas fazerem uma apresentação para a diretoria cheia de termos técnicos e saírem achando que foram muito bem. Deveriam ter ouvido alguns dos comentários que ouvi na plateia, na linha do

 "Nossa, não estou entendendo nada, quem é este menino mesmo?"

Ou

"Meu Deus, vou falar com o Genivaldo para não colocar mais este rapaz para fazer apresentações para a Diretoria, como é mesmo o nome dele?"

Ambas possuem um ponto de atenção importante, que procuro sempre reforçar junto aos meus alunos e clientes quando vão fazer apresentações ao vivo: SEMPRE abra sua apresentação dizendo seu nome e cargo/função, não assuma que as pessoas da plateia sabem quem você é e o que você faz, pois ao não se apresentar você corre o risco de perder a atenção de muitos já nos primeiros segundos, pois vão tentar descobrir quem é você perguntando para o colega ao lado...

Quando usamos um termo ou expressão cujo significado é desconhecido por quem nos ouve isto gera distração nos ouvintes, e corremos o risco de perder a atenção da plateia... Temos que buscar sempre concisão e simplicidade, tentando comunicar sempre mais com cada vez menos palavras, até alcançarmos o ponto ótimo.

E como o feriado está chegando, termino tentando colocar um pouco de humor no dia de vocês:



Minha revisora oficial (a Luiza, minha esposa) não achou graça, mas meu lado nerd falou mais alto...

Um abraço, e Feliz Páscoa para todos!

****** Nova Lima, BRASIL - 29 de março de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário