sexta-feira, 24 de agosto de 2012

PEP e Pós: Lato-Sensu x Strictu-Sensu

Pessoal,

Depois de alguns meses sem postar por aqui (mudança para casa nova, renovação do meu contrato comigo mesmo, filha #2 a caminho, dentre outras coisas) estou de volta fazendo um "cross-posting" (usando aqui uma postagem que fiz em outro meio, a lista de discussões do PMI-MG no Yahoo! Grupos).

Um colega perguntou:


>
> Bom dia a todos.
>
> Estou procurando aprofundar meus estudos em gerenciamento de projetos.
> Tenho uma dúvida quanto aos cursos de Pós e MBA, desculpem a pergunta, mas basicamente qual a diferença entre os dois? Qual tem um reconhecimento maior pelo mercado de trabalho?
>
> Agradeço desde já.
> ----------------------
> Washington Gomes de Vasconcelos


******************************

E eu respondi:

Washington,

MBA é um tipo de Pós, já que Pós-Graduação é toda formação que exija como pré-requisito um diploma de graduação.

Em termos de Pós-Graduação, temos as categorias Lato-Sensu e Stricto-Sensu. O MBA é um tipo de Pós Lato-Sensu, confira:

   "Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais se incluem os cursos designados como MBA - Master Business Administration), oferecidos por instituições de ensino superior, independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007."

Mais sobre MBA:

"MBA: Master in Business Administration (Mestrado em Administração de Negócios), para o Conselho Nacional de Educação (CNE), é considerado uma especialização (pós-graduação lato sensu)."

Eu não tenho (e não tenho planos de ter) MBA, mas tenho uma Pós Stricto Sensu (Mestrado em Ciência da Computação pela UFMG, o que explica o "MSc" que eu e alguns colegas usamos às vezes em nossas aassinaturas) e em parte por causa deste mestrado (claro que também aliado à minha bagagem profissional) eu leciono e coordeno turmas de MBA em Gerenciamento de Projetos. Para mim o mestrado sempre foi um diferencial profissional! Ah, e por ter mestrado eu tenho um diploma, enquanto quem tem Pós Stricto Sensu tem um certificado. Faz diferença? Acho que só se você pensa em seguir carreira acadêmica. Exemplo: para ser coordenador de curso de Pós Lato-Sensu as instituições de ensino costuma exigir mestrado, só MBA em geral não resolve.

Sobre reconhecimento de mercado daria para escrever um livro a respeito, você precisa tomar este tipo de decisão (fazer uma Pós) com base num Plano de Carreira Pessoal (que eu pessoalmente gosto de chamar de PEP - Planejamento Estratégico Pessoal ). Posso dizer que em termos de Pós em geral e MBA em particular a jornada (o curso, considerando o esforço por parte dos alunos e a formação/consolidação de uma rede de contatos, o tal do "netrworking") conta tanto (e às vezes mais, já vi aluno mudar de emprego com base em contato feito em sala de aula) como o destino (o certificado).

Abraço,

Ivo Michalick, MSc, PMP, PMI-SP

***** Nova Lima, 24 de agosto de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário