segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Um recado aos pais, mães e gerentes de projetos


Trate seu projeto como um filho: dê a ele amor, dedicação, carinho, educação, mas não pense que ele é seu, por isto exercite o desapego desde a primeira hora! Um dia o seu projeto/filho estará em condições de seguir seu próprio caminho, ajudando alguém a atender uma necessidade ou a resolver um problema. E você, GP, deverá buscar outro filho/projeto para criar :)

Quando chegar a hora certa do seu filho sair de casa (para morar sozinho, para buscar novos desafios ou para se casar), esteja pronto para aceitar isto. Sei que vai dar saudade e pode até doer no peito, mas é importante você trabalhar de forma a saber que fez tudo ao seu alcance e que você deixou naquele filho uma marca que irá acompanhá-lo pelo resto de seu ciclo de vida!

E lembre-se: o projeto/filho não pediu para vir ao mundo, cuidar dele durante parte da sua vida é obrigação sua, mas ele terá vida própria e você deve se preparar o quanto antes para aceitar isto. Cabe a nós, GPs/pais, fazermos o nosso melhor enquanto o filho/projeto estiver sob nossa responsabilidade, sem esperarmos nada em troca por isto além da sensação de termos feito um bom trabalho, seja como pai/mãe, seja como gerente de projeto!

Escrevi isto aí em cima com base na minha experiência como GP por quase 25 anos e como pai por pouco mais de três, e espero continuar usando minhas próprias palavras como conselho para mim mesmo...



********* NOVA LIMA, 3 de setembro de 2012

2 comentários:

  1. Descofio que você está exercitando / refletindo sobre o seu desapego ao PMI-MG :)
    Claudia Tocantins

    ResponderExcluir
  2. Hum, pode ser sim, mas acho que foi mais por conta de uns livros do Steven Pressfield que li nos últimos dias e me fizeram pensar muito nestas coisas. Um deles é "Do the Work!".

    ResponderExcluir