sábado, 29 de junho de 2013

Resenha do livro "Seja Assertivo!"

Pessoal,

Segue abaixo a segunda colaboração (postagem escrita por outra pessoa) do meu blog, uma resenha do excelente livro "Seja Assertivo!", de autoria de Vera Martins, escrito pela colega Luciana Horst:





Por ter sido um dos primeiros livros que li sobre este assunto, considero o livro Seja Assertivo da Vera Martins muito bom. Com ele compreendi que ser assertivo não é apenas um comportamento, mas sim uma filosofia de vida.

Para mim, a maior contribuição do livro é o entendimento de que somos responsáveis apenas pelos nossos sentimentos, não pelos comportamentos e escolhas dos outros (Eu tenho uma forte tendência a me culpar por tudo...). Outra questão muito importante é entender que as pessoas agem conforme suas experiências, crenças e valores, acumulados ao longo da vida. Ou seja, estamos sempre ouvindo e julgando os outros conforme nossas vivências, nosso ponto de vista. Para nos tornamos assertivos, precisamos nos “colocar na situação” do outro, não o julgando como gostaríamos que ele fosse, mas aceitando-o como ele é. Essa ausência de julgamento prévio certamente trará um enorme ganho para comunicação assertiva, propiciando relacionamentos mais construtivos e transparentes e menos conflituosos.
A forma com que nos comunicamos também influencia na nossa assertividade. O uso da forma EU-AFIRMAÇÃO (Eu me sinto desrespeitado quando você passa a informação diretamente a meu chefe. Que tal conversarmos antes?), que demonstra que assumimos a responsabilidade pelos nossos sentimentos e informa ao nosso interlocutor que esperamos um resultado diferente do acontecido, resultando em uma comunicação mais objetiva e eficaz, despertando a cooperação do nosso interlocutor.

Tornar-se uma pessoa assertiva, portanto, requer mudanças de comportamento, e, muitas vezes de nossos valores e crenças.


Comunicar-se assertivamente é dizer a coisa certa, da forma certa, na hora certa, no local certo e para a pessoa certa.”


****

Agradeço imensamente à Luciana pela colaboração e reitero a recomendação deste livro!



*********** Nova Lima, 29 de junho de 2013, BRASIL

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Que animal é você?

Já pensou como devia ser a vida no tempo em que nós humanos vivíamos como nômades nas planícies africanas? Éramos um dos seres mais indefesos, um dentre vários elementos de uma cadeia alimentar que tinha em seu topo o majestoso Leão!


Não sei quanto a vocês, mas eu sempre fiz uma associação muito forte entre África (que sim, eu sei que é um continente!) e o que depois descobri se chamar Serengueti . Milhares de zebras, crocodilos, leões, gnus, elefantes, girafas e outros bichos me fazendo sempre pensar em como devia ser viver no meio destes animais sem grandes mecanismos de proteção como temos hoje. Acho que eu não duraria sozinho por ali nem mesmo uma semana...


O Serengueti

Em função disto tudo, a palavra Serengueti sempre exerceu grande fascínio sobre mim, portanto foi com grande expectativa que me preparei, em outubro de 2011, para assistir em Dallas (como parte da minha MaratonaTexana  ) à palestra “The Safari of Self Discovery”, por Stefan Swanepoel, autor de um livro cuja capa de imediato me chamou a atenção.
Pois agora, pouco mais de um ano e meio depois de assistir a palestra, fazer o teste (eu sou um Leão Estratégico!) e ler o livro, descobri que o livro saiu em português no Brasil e decidi fazer uma curta resenha, vamos lá:


Autor: Stefan Swanepoel
Editora: Alta Books
Publicado em 2012, 192 páginas


Neste livro o autor, que nasceu na região do Serengueti, usa a técnica de storytelling (cada vez mais usada nos livros de administração e negócios, assim como por este autor!) para apresentar uma descrição de tipos de personalidade baseadas em animais do Serengueti. Acho que li o livro de uma sentada, e devo dizer que senti uma certa inveja do autor por não ter pensado em algo parecido (como escrever um livro de negócios/administração usando como pano de fundo a fauna amazônica, por exemplo). Leitura fácil, rápida, que nos faz pensar, um misto de “Sessão da Tarde” com aquelas matérias científicas do Fantástico. Recomendo FORTEMENTE o livro e o teste. Se está em dúvida, faça o teste primeiro, infelizmente este só existe online na versão em inglês, confira:





 Um abraço a todos!


****** Nova Lima, BRASIL - 12 de junho de 2013.