segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Tomada de Decisão (Prévia)

Pessoal,

O "tema do mês" para mim em agosto é "Tomada de Decisão". Sempre achei que decidimos muito e mal, e nos últimos anos, quando passei a focar boa parte dos meus estudos nas competências comportamentais, separei uma parte do meu tempo para estudar esta competência específica. Boa parte dos resultados destes estudos será apresentada em minha palestra "Você sabe decidir?", que será apresentada no 13o. Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos do PMI-SP, seção regional São Paulo do Project Management Institute, que vai acontecer em São Paulo de 16 a 18 de setembro próximos. Confiram a descrição da palestra:

Tomada de decisões ("Decision Making") é uma das 11 habilidades interpessoais listadas no Guia PMBOK® como essenciais para a atuação de um gerente de projetos. A sobrecarga de informações coexiste muitas vezes com a falta de informação confiável e nós, profissionais de projetos, precisamos decidir dezenas de vezes por dia neste cenário. Em função disto acreditamos que é importante entendermos melhor esta habilidade e como podemos aperfeiçoá-la. Você quer aprender a decidir melhor?

A imagem abaixo mostra algumas das referências que devo usar para esta palestra, bem para o artigo associado que deve vir na sequência em revista setorial:


Literatura de referência sobre tomada de decisão

Infelizmente ainda não achei nenhum livro em português que possa recomendar sobre o assunto :( De qualquer forma, por ser este o "tema do mês" (e provavelmente do bimestre agosto-setembro) aguardem para breve novas postagens a respeito!

Ah, e para quem ficou curioso sobre quais seriam as outras 10 habilidades interpessoais listadas no Guia PMBOK® como essenciais para a atuação de um gerente de projetos segue a lista completa:



Eu uso esta lista em meu trabalho como coach, pois a maior parte dos meus clientes é da área de projetos e chegou a um nível de senioridade em que estas competências passam a ser um importante diferencial de carreira, já que num determinado ponto da nossa carreira a excelência técnica deixa de ser um diferencial e passa a ser um pré-requisito, e aí quem tiver uma boa proficiência em habilidades interpessoais (que em grande parte são relacionadas com Inteligência Emocional) terá maiores oportunidades de evolução profissional.

Seu fosse escrever agora a próxima postagem da série acho que falaria sobre a relação entre intuição e tomada de decisão, em especial sobre como buscar identificar situações em que a intuição mais atrapalha do que ajuda na hora de tomarmos decisões!


***** NOVA LIMA, 05 de agosto de 2013.

2 comentários: