quarta-feira, 1 de julho de 2015

"Triggers" e uma parábola budista

"Um jovem fazendeiro estava coberto de suor enquanto remava seu bote rio acima levando mantimentos para a vila. Era um dia quente, e ele queria fazer a entrega e voltar para casa antes do anoitecer. Ao olhar para a frente, ele notou outro barco, vindo rapidamente rio abaixo em sua direção. Ele remou furiosamente para sair da direção do barco, porém sem sucesso.

Ele gritou, "Saia da frente! Você vai bater em mim!" Sem sucesso de novo. O outro barco bateu no dele com força. Ele exclamou, "Seu idiota! Como você conseguiu bater no meu barco no meio deste rio tão largo!" Porém, ao olhar para dentro do barco procurando o indivíduo responsável pelo acidente, o fazendeiro reparou que não havia ninguém dentro do outro barco, que estava vazio. Ele esteve gritando o tempo todo para um barco vazio que havia se desprendido de um ancoradouro rio acima e estava descendo o rio sozinho por conta da força da correnteza."

Fonte: tradução livre deste autor a partir de "Triggers", de Marshall Goldsmith.



Muitas vezes nos comportamos como o fazendeiro da parábola acima, culpando outras pessoas (ou pior ainda, outras COISAS) por nossos problemas... Isto nos permite ficar irritados, culpar os outros e nos fazer de vítima.

Isto não é bom para nós, precisamos entender que temos muito pouco controle sobre o nosso ambiente/mundo externo, sejam coisas, sejam pessoas. Confiram estes outros exemplos dados por Marshall Goldsmith em "Triggers":

1. O colega de escritório que gosta de aparecer nas reuniões interrompendo os outros (incluindo você) e pensa que é mais inteligente do que os outros. Barco vazio.

2. O motorista que fica na sua traseira o tempo todo sem ultrapassar e fica piscando os faróis. Ele faz isto todo dia, com motoristas diferentes, hoje foi com você. Carro vazio.

3. O funcionário do banco de terno e gravata que recusou seu pedido de empréstimo por causa de um pequeno erro de ortografia no formulário de aplicação? Ele vê um formulário, não você. Terno vazio.

4. A caixa de supermercado que deixou de colocar nas suas embalagens a latinha de enchovas gourmet que foi o principal motivo da sua ida ao supermercado, já que você precisa dela para sua receita de jantar para os amigos hoje à noite. Ele passou o dia cobrando e empacotando itens para os clientes, uma latinha de 100 gramas é fácil de passar despercebida. ela não fez de propósito, e com certeza não para você. Outro veículo vazio.

****
Pessoalmente me identifiquei MUITO com este trecho do livro, pois me remete à essência do Zen Budismo e da filosofia estoica, nos mostrando que só temos algum controle sobre nós mesmos, e podemos e devemos escolher como vamos reagir aos acontecimentos. Nada de passividade vazia, mas sim agir usando a razão ao nosso favor. Quem conseguimos mudar com mais facilidade: nós mesmos ou os outros? É como diz Marshall, ficar com raiva de outra pessoa por ela ser ela mesma é como ficar com raiva de uma cadeira por ela ser uma cadeira...

"Triggers" foi uma das minhas melhores leituras nos últimos tempos, e com certeza vou incorporar vários instrumentos e ensinamentos do livro à minha prática de coaching! Quer se tornar uma pessoa melhor? Confira este livro!



***** 

Nova Lima, BRASIL - 01 de julho de 2015.

Um comentário:

  1. Obrigado pela recomendação... É um bom motivo para uma introspecção e reflexão..

    ResponderExcluir