quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Coaching: uma biblioteca de referência

Muitas pessoas me pedem referências de livros sobre coaching, e em função disto eu resolvi postar aqui uma biblioteca de referência, com livros em português, inglês e espanhol.



Biblioteca de referência sobre coaching

1. "Awaken The Giant Within", Tony Robbins: é por muito considerado o maior coach do mundo, ao mesmo tempo que muitos o consideram mais um "showman". Você pode tirar suas próprias conclusões assistindo o documentário "I Am Not Your Guru", disponível no Netflix. Repare no trailer do documentário que os seminários do Tony são verdadeiros espetáculos que reúnem milhares de pessoas. Não é um livro introdutório sobre coaching, mas dá excelentes dicas e conceitos bem interessantes.


"Awaken The Giant Within", Tony Robbins

Link para versão em português: site da Livraria Cultura

2. "Competencias de Coaching Aplicadas", Damián Goldvarg, Norma Perel de Goldvarg: coaching não é uma profissão regulamentada, mas existem associações que procuram organizar e regular informalmente a área. A mais abrangente e conhecida é a ICF - International Coaching Federation. O primeiro autor é um ex Presidente mundial da ICF e descreve com detalhe no livro as 11 competências essenciais do coaching na visão da ICF, que costumam se a base do currículo da grande maioria dos cursos de formação em coaching.


"Competencias de Coaching Aplicadas", Damián Goldvarg, Norma Perel de Goldvarg


3. "Zen Coaching", Javier Carril: mistura curiosa (e bem eficaz) de Zen e coaching, de leitura muito agradável. Aliás os autores de língua espanhola, em especial chilenos e argentinos, costumam oferecer obras bem interessantes sobre coaching.


"Zen Coaching", Javier Carril

Não possui versão em português.

4. "Coaching com PNL", Andrea Lages & Joseph O´Connor: tradução do original em inglês que aborda coaching com técnicas de PNL - Programação Neurolinguística, tema sobre o qual Joseph O´Connor é um dos principais expoentes.


"Coaching com PNL", Andrea Lages & Joseph O´Connor

5. "Coaching", Anna Zaharov: introdução geral interessante sobre o tema, apesar de não seguir a lista de competências proposta pela ICF. Fala sobre o profissional de coaching, dinâmica do processo, temas que costumam se repetir nas sessões, peso das emoções e gestão de pessoas.


"Coaching", Anna Zaharov

6. "Ferramentas de Coaching", João Alberto Catalão, Ana Teresa Penin: este seria um livro para coaches, pois assume que o leitor conhece o assunto e está em busca de ferramentas que possam apoiar o seu trabalho, descrevendo de forma sucinta 50 ferramentas de coaching, boa parte delas usada por mim em diferentes momento das minhas sessões.


"Ferramentas de Coaching", João Alberto Catalão, Ana Teresa Penin 

7. "Lifestorming", Alan Weiss e Marshall Goldsmith: os autores, em especial Marshall Goldsmith, são considerados entre os maiores coaches do mundo, e esta é sua primeira obra em conjunto. Curto e de fácil leitura, vale a pena conferir pelos vários "insights" oferecidos ao longo do livro.


"Lifestorming", Alan Weiss e Marshall Goldsmith

Não possui versão em português.

8. "Coaching Executivo", Vicky Bloch, João Mendes, Luis Visconte: os autores  descrevem no livro o processo que utilizam para o coaching executivo, conceito que definem como:

"O coaching executivo é um processo estruturado, porém flexível, que promove um movimento de dentro (reflexão) para fora (ação) e que envolve, fundamentalmente, o engajamento e a motivação do coachee. Ele conduz ao processo de alto desempenho pelo comprometimento com os stakeholders".

Boa leitura para coaches que querem conhecer mais sobre coaching executivo e para executivos que consideram passar por um processo de coaching. Inclui depoimentos de executivos que passaram pelo processo.


"Coaching Executivo", Vicky Bloch, João Mendes, Luis Visconte

9. Co-Active Coaching, Henry Kimsey-House, Jaren Kimsey-House, Phillip Sandahl, Laura Whitworth: publicado pelo CTI - The Coaches Training Institute, considerada a maior escola de coaching do mundo (em termos de alunos formados) e na qual fiz a minha formação completa em coaching, com o programa completo de cursos seguido da certificação, chamada CPCC - Certified Professional Co-Active Coach Foi uma jornada de quase dois anos cujo início eu descrevi nesta postagem de 2013. Optei por fazer os cursos de forma espaçada e sempre em turmas diferentes, todas nos Estados Unidos. E confesso, o processo de certificação não foi nada fácil, com sessões supervisionadas e no final provas escritas e orais. 

Peço desculpas pela aparente "corujice", mas gostaria de compartilhar aqui meu certificado CPCC, que demandou mais de 200 horas de estudo teórico e prático além de algumas centenas de horas de sessões com clientes. Isto já incentivou pelo menos dois colegas brasileiros a seguirem este caminho e também se tornarem coaches certificados como CPCC pelo CTI.


Meu certificado de CPCC emitido pelo CTI e assinado pela Karen Kimsey-House


Co-Active Coaching, Henry Kimsey-House, Jaren Kimsey-House, Phillip Sandahl, Laura Whitworth

Não possui versão em português.

10. "Coaching For Performance", John Whitmore: a primeira edição é de 1992 e tida por muitos como a primeira publicação séria sobre o assunto. Bem focado em melhoria de desempenho, descreve em detalhes o modelo GROW, uma das principais ferramentas usadas por coaches até hoje. Escrito antes da criação da ICF (fundada em 1995) e de seu programa de competências, apresenta uma visão bem prática e aplicável do processo de coaching que se mantém bastante atual até os dias de hoje.



"Coaching For Performance", John Whitmore


E é isto! Gostou e quer saber mais sobre coaching? Então faço aqui o meu comercial: me procure - ivo.michalick@m2coaching.com.br , que eu te mando um questionário inicial com um conjunto de questões que me permita te conhecer melhor, e a partir das suas respostas (que obviamente manterei em sigilo, servirão apenas para que eu faça uma avaliação inicial sobre minha condição de ajudá-lo num processo de coaching) eu lhe envio um link para agendarmos uma primeira conversa, sem custo, para discutirmos melhor o processo e quem sabe iniciar um trabalho! As sessões podem ser presenciais (no meu home office em Belo Horizonte) ou à distância (via Skype, já atendi vários clientes de outros Estados e até de fora do Brasil).
***************************************************

Ivo Michalick, 07 de novembro de 2018
Twitter: @ivomichalick
Belo Horizonte - BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário