segunda-feira, 13 de abril de 2020

Trabalhando em casa em tempos de isolamento social


Por aqui estamos em isolamento social por causa do COVID-19 desde 17-mar: eu, minha esposa e nossas duas filhas, 7 e 11 anos. Nossa governanta, que vinha de segunda a sábado, está vindo duas a três vezes por semana. Eu tenho costume de trabalhar em casa boa parte do tempo desde 2010, e por causa do meu tratamento de saúde já comentado por aqui em outras postagens eu já fiquei em quarentena em casa por duas ocasiões, cada uma com cerca de 20-30 dias de duração. Dito isto, aqui vão algumas dicas sobre como estou lidando com esta situação de isolamento social por causa do Covid-19 e com a família toda dentro de casa comigo:

1. Defina uma agenda (semanal e diária) que inclua tanto trabalho quanto atividades pessoais/familiares. Eu checo a minha diária no início da rotina pela manhã e a semanal nas manhãs de sábado. Minha ferramenta de apoio neste caso é o Evernote.

2. Não tente programar mais de oito horas de trabalho por dia. Diz Alan Weiss, consultor empresarial coach e autor de livros sobre consultoria, coaching e liderança de quem sou fã:

"Hard work doesn’t solve problems, smart work does."

Isto é:

"Trabalho duro não resolve problemas, trabalho inteligente sim."

3. Seja flexível com seu cronograma de trabalho diário. Eu por exemplo adoro trabalhar no início da manhã.

4. Aliás, seja flexível e compreensivo em geral, com sua agenda, com você mesmo e principalmente com seus entes queridos que estão em isolamento com você.

5. Tenha um bom home office, com, no mínimo: uma porta com tranca, internet banda larga, um bom computador com tela grande e uma webcam de alta resolução (pelo menos 1080p), uma mesa espaçosa, uma cadeira confortável, boa iluminação e ventilação (uma janela com vista externa é excelente) e uma boa impressora multifunção (que imprima, tire cópias e digitalize documentos).

6. Se você tem crianças em casa como eu, coloque um aviso do lado de fora da porta do home office dizendo algo como:

"Papai está trabalhando, não entre sem bater e só bata se for uma coisa MUITO importante!"

7. Lembre-se: só porque uma reunião é virtual não quer dizer que você não precisa estar presente de verdade (nada de ficar navegando em outras janelas durante a reunião), cumprir os horários e estar vestido de forma correta, o que varia de acordo com o tipo de organizações com as quais você lida, mas acredito que poucas vão achar bom você participar de uma videoconferência de pijama.

8. Se você é líder de uma equipe procure ter conversas individuais, se possível com vídeo (Zoom, Skype, Webex etc.), com cada um dos seus subordinados pelo menos uma vez por semana, em horário combinado com ele/ela. E nestas conversas procure ir além dos assuntos de trabalho, mas sem 'forçar a barra".

9. Cuide da sua mente e do seu corpo: gaste tempo brincando com seus filhos se tiver, leia livros novos, assista filmes e séries no Netflix/Primevideo/Now/etc., pratique algum hobby que seja possível dentro de casa, se alimente bem (aproveite a vantagem de estar em casa!), pratique algum tipo de atividade física e não perca tempo ouvindo/assistindo/lendo noticiários mais do que 30 minutos por dia. Reparou que todos os assuntos que eram supostamente importantes antes da crise do COVID-19 praticamente saíram da mídia? Para os mineiros, por exemplo: como está o caso da Backer? Ah, e respire, respire e respire, de forma consciente sempre que se lembrar.

10. A mais importante de todas: não fique se cobrando se não conseguir seguir estas dicas à risca. Aliás, não as siga à risca. Ao invés disto releia o texto acima, reflita e crie suas próprias dicas de acordo com a sua situação real, sabendo que estas também estão sujeitas a mudanças a qualquer momento em que você sentir necessidade.


Um abraço e procure cuidar de você e sua família seguindo à risca as orientações das autoridades médicas (Ministério da Saúde, OMS e seu médico de família se tiver)!

*** Belo Horizonte, 13 de abril de 2020 (28 dias de isolamento social)

4 comentários:

  1. Muito bom, Michalick! Abraço forte!

    ResponderExcluir
  2. Sensacional Ivo, muitas dicas construtivas que colocarei em prática.

    "Nada muda, eu mudo, tudo muda".

    Abraços.

    Léo Michalick

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelo momento de reflexão ao ler sua experiência pessoal e profissional. Como sempre, um texto muito bem escrito!

    ResponderExcluir