terça-feira, 29 de dezembro de 2020

O amor é o mais importante


2020 confirmou para mim, um sujeito lógico, racional, analítico, que acredita no "Deus de Espinosa", que o que mais importa na vida é o amor, todo o resto é detalhe. Falo de amor de forma universal: por nós mesmos, por nossa família, amigos, colegas de trabalho, líderes, subordinados, estranhos, animais e especialmente pela natureza. 

A questão do sentido da vida e da divindade se resolve para mim em boa parte na crença no amor. Por isto a injustiça e a crueldade contra seres indefesos tanto me incomodam, o que tornou este ano especialmente difícil. E sim, eu sei que esta minha visão sobre o amor me aproxima demais do Cristianismo, e não tenho NENHUM problema com isto, até costumo rezar à noite com a Alice, minha caçula, antes dela dormir.


"Amor é paz e não aventura. Os casais que gostam de aventura podem, juntos, programar atividades mais emocionantes. O amor adulto, em última análise, é a repetição da sensação de paz e aconchego que, um dia, sentimos no colo de nossa mãe. A aventura estava em descer do colo e ir explorar o entorno. O amor é o porto seguro, o mesmo para onde a criança corre quando se vê em apuros. Os que entendem que essa é a natureza do amor e não esperam desse sentimento o que ele não pode dar sentem-se extremamente felizes e realizados com este tipo de encontro." Flavio Gikovate


Por isto aqui vai uma dica de exercício bem legal, que mudou minha vida a partir de 2012 (quando um coach me deu este "para casa"): procure escolher uma pessoa do seu relacionamento "fixo" (isto é, alguém com quem você, na situação atual, é "obrigado" a conviver) de quem você não goste. O exercício é fazer todo o possível para mudar isto e passar a gostar desta pessoa (ou, na versão "Ivo 2021", AMAR). Se você fizer este exercício com vontade de verdade eu te garanto, vai se sentir uma pessoa melhor.

P.S.: os dois gatinhos acima são o Juquinha e a Yeyê, que nos deixaram em 2019, com poucas semanas de diferença, e encheram nossa casa de amor por muitos anos!


*** Belo Horizonte, 29 de dezembro de 2020 (288 dias de isolamento social e contando!)

2 comentários:

  1. Prefiro chamar de evolução, ou então amadurecimento, e tem muito a ver com a experiência de paternidade, que te faz ver o mundo de uma forma completamente diferente.

    ResponderExcluir