sexta-feira, 3 de junho de 2022

Psicologia Positiva e Modelo PERMA

Martin Seligman é um psicólogo americano que compilou os princípios do que hoje se conhece como Psicologia Positiva.

 

Martin Seligman


A Psicologia Positiva (PP) estuda o que nos faz sentir que a vida vale a pena.

Ela foi estruturada por Martin Seligman no período em que ele foi Presidente da American Psychological Association (APA), no final da década de 1990.

Ele se declarou incomodado com o fato de, no último meio século, a psicologia ter focado tanto em um único tópico: doença mental.

Partindo do trabalho de psicólogos humanistas como Abraham Maslow, Rollo May, James Bugental e Carl Rogers, que apresentava uma ênfase em felicidade (palavra complicada!), bem estar e positividade, ele criou as fundações da PP, capturadas em seu primeiro livro mais focado no tema (inclusive no título), “Authentic Happiness: Using the New Positive Psychology to RealizeYour Potential for Lasting Fulfillment”, de 2001.

 


Enquanto o tema Psicologia Positiva e Felicidade por si só possa render um curso inteiro, eu aqui quero focar num instrumento muito rico e útil desenvolvido por Seligman e apresentado em seu livro “Flourish”/"Florescer", de 2011. Trata-se do “Modelo PERMA de Bem Estar”.

 



 

"PERMA" é um acrônimo que combina as iniciais em inglês dos cinco elementos essenciais que, segundo Selgiman, devemos buscar possuir em nossas vidas de forma a termos uma experiência de bem estar duradoura. Estes são:

1. (P) Positive Emotion – Emoção Positiva

Para experimentarmos bem estar precisamos de emoções positivas em nossas vidas. Qualquer emoção positiva como gratidão, paz, prazer, inspiração, esperança, curiosidade ou amor entra nesta categoria, e precisamos saber reconhecê-las, apreciá-las e até mesmo buscá-las em nossas vidas.




 “Carpe Diem” 

Frase em latim que significa "aproveite o dia", que o personagem Professor Keating, interpretado pelo grande Robin Williams, costumava dizer aos seus alunos no filme “Sociedade dos Poetas Mortos”.

 

2. (E) Engagement - Engajamento

Quando nós estamos efetivamente engajados numa situação, tarefa ou projeto, nós experimentamos um estado de “flow”: o tempo parece ficar suspenso, perdemos nosso senso de identidade (no bom sentido), e nos concentramos de forma intensa no momento presente.

É claro que não temos como viver 100% neste estado, mas ele é importante em nossas vidas e devemos buscá-lo de forma proposital, no trabalho, lazer, esporte etc. Aqueles de nós que possuem filhos devem ter ótimas lembranças dos tempos em que ficaram totalmente por conta de brincar com os filhos pequenos. Quando mais temos este engajamento em nossas vidas, é mais provável que experimentemos uma sensação de bem estar que muitas vezes vai além do fim do engajamento em si.


3. (R) Positive Relationships – Relações Positivas

Não tem jeito, como humanos somos “seres sociais”, e bons relacionamentos estão na essência do nosso bem estar.

Pessoas que possuem relações (sejam elas românticas ou de amizade, o que vale aqui é o afeto) significativas e positivas com outras pessoas tendem a ser mais “felizes” do que as que carecem deste tipo de relação. Mas cuidado, neste caso qualidade conta muito mais do que quantidade!


4. (M) Meaning – Significado

Significado decorre de server a uma causa maior do que nós mesmos. Esta pode ser uma religião, trabalho comunitário, família, política, caridade, ou um objetivo profissional ou criativo que nos faça sentir parte de algo maior do que nós mesmos.


5. (A) Accomplishment – Realização

Todos precisamos de uma vitória de vez em quando. Aquela sensação de “Eu fiz, e fiz bem feito”. Devemos sempre buscar um crescimento pessoal (que se reflete no profissional). Isto pode se dar através de um projeto bem sucedido, uma conquista pessoal, o domínio de uma nova língua, algo que nos faça sentir bem por termos alcançado algo que buscamos.

 

É possível termos os 5 elementos simultaneamente em nossas vidas e assim sermos “felizes” o tempo todo? Acredito que não, mas podemos (na verdade devemos) tentar, e este esforço, além de nos trazer momentos de bem estar, certamente fará com que a gente se sinta cada vez melhor!

P.S.: o Modelo PERMA de Bem Estar é um dos tópicos que abordo na versão EAD do Programa Melhore!, que espero lançar em breve.

#PERMA #psicologiapositiva #melhore #getbetter


*** Belo Horizonte, 03 de junho de 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário