domingo, 10 de julho de 2022

Power Skills e IE no CBGPL

Em sua palestra como keynote speaker no CBGPL (Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos e Liderança, promovido pelos capítulos do PMI no Brasil) ontem aqui em Belo Horizonte, Roberto Toledo, membro do Board mundial do PMI, citou mais de 50 vezes as expressões Power Skills (agora um dos lados do Triângulo de Talentos do PMI - falei sobre isto em meu podcast com o André Choma a respeito e que pode ser acessado aqui: A importância das Power Skills para o Gerenciamento de Projetos) e Inteligência Emocional como competências essenciais para os desafios do mundo de hoje. 


Roberto Toledo em palestra no CBGPL

Uma curiosidade: eu e Roberto fomos colegas na turma do LIMC (Leadership Institute Master Class) de 2011-2012, que se formou em outubro de 2012 em Vancouver, no Canadá (em breve devo fazer um tbt sobre isto). A curiosidade é que se trata de um programa focado justamente em... Power Skills (que naquela época não eram chamadas assim, ficavam todas meio que embaixo do termo Liderança). 

Eu acho interessante como as pessoas usam tanto expressões como Power Skills, Inteligência Emocional e Liderança, dentre outras, mas na hora de escolherem programas de capacitação acabam indo mais para o lado das Hard Skills. Nada contra, até porque também fazem parte do Triângulo de Talentos e são necessárias no mercado de trabalho, mas depois estas mesmas pessoas reclamam de dificuldades de relacionamento com chefe, colegas ou subordinados, e não conseguem enxergar que a causa está na maioria das vezes dentro delas mesmas. 

Não tem jeito, ao invés de ficarmos reclamando e tentando mudar os outros, só nos resta mudar a nós mesmos de forma a buscar um impacto positivo nos nossos relacionamentos. Como? Lendo e estudando sobre estes temas, conversando mais com outras pessoas, em especial aquelas que pensam diferente de nós, e principalmente colocando em prática tudo o que aprendemos neste processo, que deve ser contínuo. 

 Eu acredito que sou hoje uma pessoa muito melhor do que era há 15 anos atrás, e me esforço todos os dias para ser uma pessoa ainda melhor daqui a 15 anos. E você?

 #melhore #inteligênciaemocional #powerskills 

 *** Belo Horizonte, 10 de julho de 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário