quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Resenha do livro "A Tríade do Tempo"

Pessoal,

Segue abaixo a primeira colaboração (postagem escrita por outra pessoa) do meu blog, uma resenha do excelente "A Tríade do Tempo" (de autoria de Christian Barbosa) pelo colega Gabriel Drumond:



O livro "A Tríade do Tempo do autor Christian Barbosa é um livro interessantíssimo e extremamente aplicável ao nosso dia a dia. O gerenciamento do tempo, um recurso limitado em nossas vidas, é de fundamental importância para o sucesso que qualquer pessoa. Neste livro o autor enfatiza a necessidade de classificar as tarefas e compromissos do dia como Importante, Urgente e Circunstancial. Diferentemente da matriz convencional de gerenciamento de tempo que classifica as atividades como Importante e Urgente, Importante e Não Urgente, Urgente e não Importante e Não Importante e Não Urgente, o autor acredita que qualquer atividade Urgente deve ter prioridade sobre qualquer atividade Importante, pois essa atividade Urgente já foi Importante algum dia, já as atividades circunstanciais são atividades que estão sendo realizadas porém não terão nenhuma influência positiva em nenhum aspecto da vida, ou seja, não fazem diferença se forem ou não realizadas, apenas estão sugando o seu tempo.

A Tríade Ideal de tempo gasto em cada atividade de acordo com Christian Barbosa é composta por 70% do tempo gasto com atividades Importantes, 20% gasto com atividades Urgentes e 10% gasto com atividades Circunstanciais. Porque devemos gastar tempo com atividades Urgentes e Circunstanciais ao invés de gastar todos os 100% do nosso tempo com atividades importantes? Isso se dá por não ser possível prever se todas as atividades serão urgentes, e por ser impossível eliminar todas as atividades circunstanciais da vida, sendo necessário apenas controlar as mesmas para que não tomem conta da maior parte do nosso tempo.

Tríade do tempo ideal segundo Christian Barbosa

É importante definir quais papéis você desempenha durante a vida, como papel de pai, de filho, de aluno, de profissional... E faz parte do processo de definição dos seus papéis identificar as pessoas-chave pertencentes a cada um deles. Deve-se escrever uma lista das pessoas verdadeiramente importantes às quais você gostaria de dedicar seu tempo.  Esta atividade tem o objetivo de direcionar os esforços para as pessoas que realmente farão a diferença na sua vida e parar de gastar tempo com pessoas que não fazem nenhuma diferença.

Outros fatos importantes citados pelo autor são a definição de uma estratégia pessoal através da definição de missão de vida, valores e estabelecimento de objetivos e metas a serem alcançadas.

As metas sempre que possível devem atender ao critério SMART:

S – Específicas (O que)
M – Mensurável (Quanto)
A – Alcançável (Como)
R – Relevante (Porque)
T – Temporal (Quando)

E é sugerido o uso da regra 8-4-2, definir oito metas para serem trabalhadas durante o ano, quatro durante o mês e duas durante a semana. É muito importante que as metas estejam conectadas e alinhadas à estratégia pessoal (*** comentário do Ivo: esta estratégia pode ter sido capturada num documento similar ao PEP - Planejamento Estratégico Pessoal).

Outras sugestões que ajudam a otimizar o próprio tempo são fazer a taxonomia pessoal, dos documentos e objetos, materiais e virtuais, usar duas bandejas de papéis, uma para tarefas que estão à espera de ação, outra para tarefas e serem delegadas ou que estão aguardando alguma nova informação, fazer a dieta da informação, ou seja, ler apenas o que é interessante e não todo o conteúdo do documento e criar uma sólida base de conhecimento.

Eu acredito que esse livro foi de fundamental importância para o melhor uso do meu tempo e direcionamento das minhas tarefas e compromissos. Me sinto uma pessoa mais disciplinada e organizada, consigo direcionar melhor meus esforços para meus objetivos, tenho metas claras e tenho noção de meus valores, pontos fracos e pontos fortes. Esta é uma leitura recomendada para pessoas que desejam fazer melhor uso do próprio tempo e organizar-se melhor.


****

Agradeço imensamente ao Gabriel pela colaboração e reitero a recomendação deste e dos demais livros do Christian, em especial o mais recente, "Equilíbrio e Resultado".



*********** Nova Lima, 20 de fevereiro de 2013, BRASIL

7 comentários:

  1. Ivo e Gabriel, estou impressionada com a qualidade das resenhas. Muito boas. Vou ler com certeza. Obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  2. Tenho esse livro, está na fila para leitura.

    Forte abraço e parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Gustavo, neste caso passe na frente dos outros, vale a pena!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li este livro, mas li o livro chamado Mais Tempo, Mais Dinheiro, escrito pelo Christian Barsbosa e Gustavo Cerbasi, que recomendo!

    ResponderExcluir
  5. Realmente este livro me proporcionou a retomada da disciplina. Disciplina essa que me mostra a vontade de vencer não apenas no meio profissional, mas também no pessoal.

    O bem estar é fundamental para que tenhamos relaxamento, o despertar da criatividade e das melhores escolhas para a minha vida e a da minha família.

    Recomendo muito a leitura desse livro, pois ele possui inúmeros exercícios de simples resolução e que facilita o melhor entendimento do momento em que estamos visando alcance do sucesso mais rápido.

    Um desses exercícios foi, a partir de algumas etapas, descrever sobre a minha Missão. ("O que vim fazer neste mundo?"); ("Qual a razão de viver?").

    Missão

    "Meu propósito de vida é construir uma vitoriosa e feliz família onde possamos ser multiplicadores de bons exemplos, ou seja, trabalharei com determinação e alegria para deixar um legado, através dos meus sonhos realizados".

    Resolvi aproveitar a construção da minha missão para escrever um cartão de "Dia dos Namorados" à minha esposa. Evidentemente com um buquê de rosas. No cartão escrevi minha missão e encerrei com os dizeres:

    "Agradeço por você ser minha Amiga e uma Esposa Amorosa que me conduziu a ser alguém".

    Pessoal, dessa forma renovei meu casamento mais uns 5 anos. rsrsrsrs. Muito obrigado pela oportunidade e muita inspiração veio desse livro.

    ResponderExcluir
  6. Ivo, td bom?
    Estou lendo o livro e cheguei na parte em que ele fala sobre a regra 8-4-2.
    Não entendi como funciona na prática. Pode me ajudar?
    Obrigado
    Fábio

    ResponderExcluir
  7. Oi Fábio,

    Esta é uma dica do Christian, que eu pessoalmente não uso :) Ele fala em planejar (e executar) 8 metas para o ano, 4 destas metas para o mês, 2 destas metas para a semana. Ele afirma que isto nos ajuda a manter o foco (algo que considero essencial).

    Eu pessoalmente uso outro método, o GTD do David Allen - http://gettingthingsdone.com/ , e com base nele eu mantenho uma lista com DEZENAS de iniciativas que me apoiam na busca das minhas metas. Saiba mais:

    http://www.ricardo-vargas.com/pt/podcasts/understanding-the-gtd-part-1-of-3/ (em português).

    Abraço, e Feliz 2015!

    Ivo

    ResponderExcluir