terça-feira, 23 de agosto de 2011

Eu no Youtube, e mais sobre carreira, GP e PMI

Pessoal,


Segue link para entrevista gravada comigo no 14o. Seminário de GP do IETEC ( onde dou aula e coordeno cursos na área) em julho passado aqui em BH:






Quer tomar uma dose de humildade? Procure se assistir falando em público. No meu caso não gostei: boca torta, piscando demais, sem saber para onde olhar... E olha que já melhorei muito!


Completando a parte final, onde falo sobre PMI: em outubro (depois do congresso do PMI-MG em Belo Horizonte em 19 e 20 de setembro) eu volto a Dallas, Texas, cidade que adoro e na qual vivi e trabalhei de 1998 a 2001, para uma verdadeira "maratona PMI", confiram:


17 a 19 de outubro: vou participar do primeiro encontro presencial da turma 2012 do LIMC. LIMC = Leadership Institute Master Class, um programa de capacitação de líderes que o próprio PMI define como:


A journey of self-discovery and leadership development.” (Uau!)


Ontem participei de uma fonoconferência de preparação e devo dizer que estou super animado, somos 32 alunos na turma, de países como Croácia, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Canadá, Índia, México, China, Polônia, França e Jamaica. Sou voluntário do PMI desde 2005 e esta é a maior oportunidade de capacitação pessoal e profissional que me foi colocada desde a conclusão do meu mestrado no distante ano de 1992.


Você é voluntário do PMI e quer saber mais sobre esta experiência? Confira esta entrevista do colega Luis Augusto dos Santos sobre a sua seleção para a turma de 2010, na época em que ele era Presidente do PMI-SP (capítulo de São Paulo).


20 a 22 de outubro: vou participar do LIM North America. LIM = Leadership Institute Meeting, um programa de capacitação e desenvolvimento de líderes que atuam como voluntários junto ao PMI. Será o meu sexto LIM, já participei de edições do evento em Santiago (Chile), Cancun (México), São Paulo (Brasil), Milão (Itália) e Florianópolis (Santa Catarina). E já estou me programando para um outro LIM em março do ano que vem, em Buenos Aires!


De todas as minhas atividades junto ao PMI acho que a participação em LIMs é uma das que mais me trazem retorno, através dela conheci colegas do mundo inteiro e esta rede já me ajudou em mais de uma ocasião.


22 a 25 de outubro: vou participar do meu primeiro Global Congress North America. Este é simplesmente o MAIOR evento de GP no Mundo, a abertura ano passado foi com Bill Clinton e o evento teve mais de 3.500 participantes. E este ano a abertura será com um dos meus autores preferidos, Malcolm Gladwell, que já andei recomendando por aqui em outros posts, como este.


Vou ainda arrumar um tempo para fazer uma visita à UTD. Eles possuem um programa de gerenciamento de projetos bem interessante que eu quero muito conhecer com vistas a possíveis futuros projetos. E claro, vou separar um tempo para me divertir um pouco numa cidade que adoro!


Legal, não? Só que tudo isto tem um custo, em especial de dedicação de tempo pessoal, e precisa estar devidamente planejado (olha eu falando de PEP de novo...). Eu estou desde maio do ano passado numa espécie de "sabático parcial" do qual já saíram vários projetos pessoais e profissionais, alguns já pagando as contas de hoje, e outros que se derem certo vão me deixar a vida bem mais tranquila a partir do ano que vem. E uma coisa não tem preço: trabalhando em casa a maior parte do tempo eu acompanho de perto os primeiros anos de vida da Bianca, minha primeira e única filha. E isto, como diz aquele comercial de uma famosa bandeira de cartão de crédito, "não tem preço"!


E como falei muito do Texas, termino com uma recomendação musical de um músico texano que adoro:






Lyle Lovett: "That's Right (You're Not From Texas)"



***** Ivo Michalick, 23 de agosto de 2011, Belo Horizonte - BRASIL

3 comentários:

  1. Ei Ivo,

    Você "mandou muito bem" :)

    Entrevista é um contexto de improvisação, é bastante difícil desempenhar a fluência que você demonstrou!

    Mas, concordo fortemente com a sugestão de "Procure se assistir falando em público".
    E, se não tiver oportunidade como esta, simule alguma, em sua casa!

    ResponderExcluir
  2. Ivo,
    I watched your interview on YouTube and honestly you did very well. You come across as very articulate and thoughtful, and I didn't notice anything untoward as far as your physical mannerisms, i.e. no tics or drooling !

    Doug

    ResponderExcluir