Segundo o documento "Profissional de gerenciamento de projetos (PMP)® - Resumo do conteúdo do exame – Janeiro de 2021" do PMI (Project Management Institute), que resume o conteúdo cobrado no exame para a certificação PMP® (Project Management Professional), a divisão do exame por Domínios é:
I. Pessoas 42%
II. Processo 50%
III. Ambiente corporativo 8%
O que se mostra totalmente alinhado com o Triângulo de Talentos® do PMI, que lista competências que, segundo pesquisas do próprio PMI, organizações consideram essenciais para seus profissionais de gerenciamento de projetos. Além de refletir na composição do exame, ele também aparece no processo de renovação da certificação, já que na parte educacional são cobradas evidências de treinamento nos três lados do Triângulo, que são:
- Ways of Working (Formas de Trabalho)
- Business Acumen (Perspicácia nos Negócios)
- Power Skills (Competências Comportamentais)
Triângulo de Talentos® do PMI (fonte: Plan Your Development to the PMI Talent Triangle®)
O documento "Process Groups: A Practice Guide" lançado pelo PMI em outubro de 2022 para de certa forma preencher uma lacuna com saída de circulação da Sexta Edição do Guia PMBOK® (em virtude da publicação da Sétima Edição) descreve Power Skills em sua página 59, item 3.2.3 como (tradução minha - a versão em português deve ser lançada ainda este ano):
"Para além das tradicionais competências de liderança de cima para baixo (top-down), as competências de poder ("power skills", anteriormente conhecidas como "soft skills") são as competências interpessoais críticas para profissionais de todos os níveis que lhes permitem aplicar influência, inspirar mudanças e construir relações. As competências de poder incluem competências de liderança em colaboração, competências de comunicação, ter uma mentalidade inovadora, ter uma orientação para o objetivo e exercer empatia. O domínio destas competências de poder permite aos profissionais serem partes interessadas poderosas e influentes que podem instigar a mudança e tornar as ideias uma realidade."
Podemos ver por tudo o que está aí em cima que capacitação em Power Skills é algo cuja aplicação vai muito além do gerenciamento de projetos.
Por tudo isto eu, que venho acompanhando este processo de mudança de visão do PMI desde o seu início (eu estava em Filadélfia em janeiro de 2015 quando foi anunciado o Triângulo de Talentos®) e decidi por conta própria buscar me qualificar em Power Skills por volta de 20 anos atrás, lancei em julho de 2022 na plataforma Hotmart o curso Melhore! de Capacitação em Power Skills (na época falei sobre isto aqui), na modalidade EAD assíncrono, você adquire o curso e faz no seu próprio ritmo, podendo acessar através de diferentes dispositivos.
Na página do Melhore! você pode conferir detalhes sobre o curso, incluindo um vídeo de apresentação, programa e depoimentos de alunos que já concluíram o curso. Este já foi adquirido por pessoas que atuam em organizações como Vale, Reta Engenharia, MILPLAN Engenharia, CEMIG, Petronect, Pif Paf Alimentos, Hatch, Exército Brasileiro, Gerdau, MIP Engenharia, CHESF, MCA Auditoria e Gerenciamento, LM Consulting, PMBASIS, Instituto Orizonti, Grupo Vitória da União, Banco next e muitas outras.
Quer aprender mais sobre Power Skills? Venha fazer o Melhore!. Se acha que ainda não é o momento me siga no Instagram e assine meu canal no YouTube, onde costumo postar vídeos curtos chamados "Pílulas para melhorar", vídeos curtos e diretos sobre como podemos nos tornar pessoas melhores através de pequenas ações ou mudanças de comportamento.
#melhore #powerskills #inteligenciaemocional #mindfulness
*** Belo Horizonte, 13 de janeiro de 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário