domingo, 16 de agosto de 2020

Pílulas para Melhorar: #6 - Pensamento Complexo

Trecho extraído de Conceito de pensamento complexo

"A noção de pensamento complexo foi assim denominada pelo filósofo francês Edgar Morin e refere-se à capacidade de interligar diferentes dimensões do real. 

Perante a emergência de acontecimentos ou de objetos multidimensionais, interativos e com componentes aleatórios, a pessoa vê-se obrigada a desenvolver uma estratégia de pensamento que não seja redutora nem totalizante, mas reflexiva. 

Morin chamou essa capacidade de pensamento complexo.

Este conceito opõe-se à divisão disciplinar e promove uma abordagem transdisciplinar e holística, mas sem abandonar a noção das partes constituintes do todo."

O médico e psicoterapeuta Humberto Mariotti é considerado o maior expoente do pensamento complexo no Brasil. Ele define complexidade como:

A multiplicidade, o entrelaçamento e a contínua interação da infinidade de sistemas e fenômenos que compõem o mundo natural e as sociedades humanas. Os sistemas complexos estão dentro de nós e a recíproca é verdadeira”.

Para o Programa Melhore! eu selecionei dois livros do Professor Mariotti para a biblioteca de referência, incluindo este:



O outro eu cito aqui: IE: uma "bibliografia alternativa" (aliás vários dos livros citados nesta postagem entraram na bibliografia do Programa)

Para mim uma das coisas mais práticas e aplicáveis do pensamento complexo, que uso na vida, no trabalho e até nas minhas aulas de gerenciamento de projetos, são os Operadores Cognitivos do Pensamento Complexo:

1. CIRCULARIDADE: “Os efeitos retroagem sobre as causas e as realimentam.”

2.AUTOPRODUÇÃO: “Os seres vivos produzem, eles próprios, os elementos que os constituem e se auto-organizam por meio desse processo.”

3. O OPERADOR DIALÓGICO: “Há contradições que não podem ser resolvidas. Isso significa que existem opostos que são ao mesmo tempo antagônicos e complementares.”

4. O OPERADOR HOLOGRAMÁTICO: “As partes estão no todo, mas o todo também está nas partes.”

5.INTERAÇÃO SUJEITO-OBJETO: “O observador faz parte daquilo que observa.”

6. ECOLOGIA DA AÇÃO: “As ações com frequência escapam ao controle de seus autores e produzem efeitos inesperados e às vezes até opostos aos esperados.”

Um motor de carro de Fórmula 1 é complicado, a cabeça de uma criança de 7 anos é complexa. Com muito estudo e dedicação eu consigo entender e fazer ajustes no primeiro com praticamente 100% de precisão, mas isto é impossível num sistema complexo como a cabeça de uma criança (ou de qualquer outro ser humano).


*** Belo Horizonte, 16 de agosto de 2020 (153 dias de isolamento social e contando!)

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Pílulas para Melhorar: #5 - Psicologia Positiva

Psicologia Positiva é um ramo recente da psicologia que se dedica ao estudo da “vida boa” (do grego eudaimonia, muitas vezes traduzido como felicidade ou bem estar).  

O ramo foi criado em 1998 pelo psicólogo americano Martin Seligman, quando este o escolheu como tema para seu mandato como presidente da American Psychological Association.

Seligman consolida em seu livro “Flourish” (2011) o modelo PERMA, acrônimo que representa os cinco elementos de sua teoria para uma vida boa:


Uso MUITO este modelo, tanto para mim quanto com meu clientes de coaching. No caso da "Positive Emotion" // "Emoção Positiva" eu reitero bastante a importância da "Razão Áurea" // "Positivity Ratio", proposta pela psicóloga americana Barbara Fredrickson em seu livro "Positivity: Top-Notch Research Reveals the 3-to-1 Ratio That Will Change Your Life", de 2009. 

O 3 a 1 do título significa que nós devemos sentir três emoções positivas para compensar cada emoção negativa para podermos nos sentir "bem" ("to thrive", em inglês). Desde o lançamento do livro a razão sempre foi questionada em termos quantitativos, mas é óbvio que o que nos acontece de ruim nos impacta mais do que o que nos acontece de bom, faz parte da nossa natureza e instinto de sobrevivência. E como podemos usar isto em nosso favor? Uma sugestão que dou aos meus clientes é manter um "diário de coisas boas", onde anotam tudo de bom que acontece em suas vidas. Aí, sempre que estiverem se sentindo "para baixo", leem partes do diário, o que de certa forma traz de volta as emoções positivas ali registradas e ajuda a restabelecer o equilíbrio emocional.


*** Belo Horizonte, 14 de agosto de 2020 (151 dias de isolamento social e contando!)

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Pílulas para Melhorar: #4 - Mindfulness

 Conceito popularizado no mundo ocidental pelo médico americano Jon Kabat-Zinn, em seu livro  “Wherever You Go, There You Are: Mindfulness Meditation in Everyday Life” (1994).



Ele estudou sobre o tema e passou a usar técnicas de mindfulness com seus pacientes, e obteve resultados fantásticos.Este livro de certa forma me fez deixar de lado o preconceito que tinha contra meditação, pois sempre tive ressalvas ao componente religioso que em geral era associado ao processo. 

Minha visão pessoal: mindfulness significa atenção plena e total no momento presente, vai muito além da prática da meditação e pode ser praticada a qualquer momento e de diversas formas.

Provocação: você está presente de verdade aqui e agora? Está focado no que leu até aqui? Se não, volte ao início e procure ler desta forma, isto já é uma prática de mindfulness.

Lembre-se, do passado só podemos tirar lições aprendidas e lembranças, e nosso futuro depende de nossas ações aqui e agora!


Vídeo comigo falando sobre mindfulness em 2017 


Termino com duas dicas musicais para praticar um tiquim de mindfulness: separe um tempo e pare por 12 minutos para assistir com calma este clip MARAVILHOSO, especialmente se gostar de cinema (ele é todo muito bem filmado em plano-sequência) e Pink Floyd:


E se gosta de Pink Floyd deve ter notado as influências, e já que está aqui confira mais este vídeo:


Por questões muito pessoais (quando eu estava doente um amigo me mandou um clip dele cantando esta música e tocando guitarra, e recebi este clip num momento em que estava bem pra baixo) e pela beleza da música eu me emociono e me acalmo toda vez que a escuto.

*** Belo Horizonte, 13 de agosto de 2020 (150 dias de isolamento social e contando!)

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Pílulas para Melhorar: #3 - Gestão do Tempo Pessoal

 Nestes tempos de crise econômica e sanitária, e agravado para muitos de nós pelo isolamento social, que parece ter misturado nossos domínios pessoal e profissional em um só (na verdade os dois, e outros que compõem a nossa vida, sempre foram interligados, mas isto é assunto para uma outra postagem, BEM mais longa), os sentimos cada vez mais preocupados o longo do dia, sendo bombardeados por mensagens de alerta do nosso cérebro e por demandas de outras pessoas que nos deixam com a sensação de que não vamos conseguir fazer tudo o que precisamos ao longo do dia. Ás vezes é pior, pois muitas vezes chegamos ao fim do dia e só então nos lembramos de algo MUITO importante que precisávamos ter feito mas simplesmente nos esquecemos...

Fazer um mini texto sobre gestão do tempo pessoal é um desafio, portanto resolvi compilar aqui uma série de dicas, como fiz há algumas semanas sobre o trabalho em casa em tempos de isolamento social:


1. Se você é chefe ou líder de equipe, avalie que partes do seu trabalho podem ser delegadas para pessoas da sua equipe (sem sobrecarregá-las) ou para uma nova pessoa (um secretário, ou mesmo estagiário). Minha experiência com clientes de coaching nesta posição mostra que eles podem fazer isto com cerca de 30% do trabalho sob sua responsabilidade.

2. Ainda se for chefe ou líder de equipe, pense MUITO antes de agendar uma reunião. Só porque é virtual não significa que não irá ocupar o tempo das pessoas.

3. Se aceitou participar de uma reunião, nada de levar notebook (a não ser que esteja fazendo a ata), deixe o celular no silencioso e principalmente preste atenção (veja a dica seguinte). 

4. Nosso cérebro não consegue focar em mais de uma coisa ao mesmo tempo, portanto procure fazer uma coisa de cada vez e não várias ao mesmo tempo (evite o "multitasking").  

5. Ao longo do dia, crie uma rotina de beber água, ir ao banheiro e caminhar um pouco, prestando atenção na respiração, nem que seja dentro de casa. Uma espécie de recarga mental.

6. Nosso cérebro, quando se trata de coisas a serem feitas por nós, tem dificuldades em priorizar, e nos manda com a mesma prioridade mensagens como "hoje você precisa entregar o relatório de fechamento do mês para a Diretoria" e "eu preciso agendar o meu checkup anual com o meu médico, acho que já tem quase um ano desde que estive por lá". Note que ambas iniciativas possuem urgência e importância distintas, mas nosso cérebro fica o tempo todo nos mandando mensagens sobre elas. O que fazer? Seguir pelo menos um pouco do que propõe David Allen, meu guru de gestão do tempo, no seu método GTD (Getting Things Done), descrito em livro do mesmo nome (em português o nome é "A Arte de Fazer Acontecer"): coloque suas iniciativas num sistema confiável, e que no meu caso gera alertas e me permite definir prioridades. Para isto minha principal ferramenta é o Evernote.


 

Ricardo Vargas, outro colega que usa o método GTD, fez uma série de três podcasts de cinco minutos sobre o método, o primeiro pode ser conferido aqui:


Entendendo o GTD - Parte 1 de 3, por Ricardo Vargas


7. Adote o costume de conferir as notícias e redes sociais como uma frequência e/ou horário definidos. Se algo MUITO urgente e importante acontecer neste intervalo pode ter certeza que alguém vai te contar.

8. Saiba dizer não.

E paro por aqui, senão vou ficar com vergonha de chamar este texto de mini...


*** Belo Horizonte, 12 de agosto de 2020 (149 dias de isolamento social e contando!)

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Pílulas para Melhorar: #2 - Comunicação Não-Violenta (CNV)

Metodologia de comunicação e resolução de conflitos compilada pelo autor americano Marshall B. Rosenberg e descrita em seu livro do mesmo nome, publicado em 1999.


Ela é voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. Pode ser considerado um excelente companheiro de técnicas de negociação colaborativa.

O método é aplicável a centenas de situações que exigem clareza na comunicação - em fábricas, escolas, comunidades carentes e até em graves conflitos políticos.

Seus quatro componentes são:

  1. Observação: o que está acontecendo de fato, sem julgamentos ou juízos de valores
  2. Sentimentos: identificação do que estou sentindo sobre o que estou observando
  3. Necessidades: comunicação ao outro do que acho que preciso levando em conta meus sentimentos
  4. Pedido: pedido concreto feito ao outro para que eu tenha minhas necessidades atendidas

Exemplo de diálogo usando CNV (CNV na prática):

  2 jeitos de aplicar CNV numa conversa quando você DISCORDA (CNV na Prática)

(do Canal Diálogos Corajosos,  o melhor que achei em português sobre o tema, recomendo!)


*** Belo Horizonte, 11 de agosto de 2020 (148 dias de isolamento social e contando!)


segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Pílulas para Melhorar: #1 - Agilidade Emocional


Pessoal, a partir de hoje e nos próximos dias eu vou postar por aqui a série de mini textos "Pílulas para Melhorar". Em cada texto eu vou falar um pouquinho de um tema relacionado ao meu Programa Melhore!, cuja primeira turma está com início previsto para o próximo dia 24 de agosto.

Começo falando de um tema que já andei comentando em outras postagens e que considero de extrema importância para o momento que estamos passando, tanto que o selecionei como um dos nove a fazerem parte do menu de escolhas dos participantes da turma 01 do programa. Vamos lá!

Agilidade Emocional

"Ser flexível com seus pensamentos e sentimentos de forma que você consiga responder da melhor maneira a situações cotidianas”. (Susan David, “Agilidade Emocional”)


 Nada de tentar controlar pensamentos ou te forçar a pensar de forma mais positiva! Isto não só não funciona como muitas vezes pode piorar as coisas...

Em 2019 eu postei por aqui uma resenha mais extensa sobre o livro da Susan, segue o link:


Resenha de "Agilidade Emocional", de Susan David

E aqui vai o link para o PDF de uma palestra que dei sobre o assunto em 2017:


Outra postagem relacionada a este (e outros!) temas do Melhore! que eu recomendo é esta:


Nestes tempos de angústia e preocupação precisamos exercitar ao máximo a empatia e o Shinsetsu (tema de uma próxima pílula), pois o que não falta por aí são barcos vazios vindos na nossa direção de tudo quanto é lado...


*** Belo Horizonte, 10 de agosto de 2020 (147 dias de isolamento social e contando!)