terça-feira, 11 de agosto de 2020

Pílulas para Melhorar: #2 - Comunicação Não-Violenta (CNV)

Metodologia de comunicação e resolução de conflitos compilada pelo autor americano Marshall B. Rosenberg e descrita em seu livro do mesmo nome, publicado em 1999.


Ela é voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. Pode ser considerado um excelente companheiro de técnicas de negociação colaborativa.

O método é aplicável a centenas de situações que exigem clareza na comunicação - em fábricas, escolas, comunidades carentes e até em graves conflitos políticos.

Seus quatro componentes são:

  1. Observação: o que está acontecendo de fato, sem julgamentos ou juízos de valores
  2. Sentimentos: identificação do que estou sentindo sobre o que estou observando
  3. Necessidades: comunicação ao outro do que acho que preciso levando em conta meus sentimentos
  4. Pedido: pedido concreto feito ao outro para que eu tenha minhas necessidades atendidas

Exemplo de diálogo usando CNV (CNV na prática):

  2 jeitos de aplicar CNV numa conversa quando você DISCORDA (CNV na Prática)

(do Canal Diálogos Corajosos,  o melhor que achei em português sobre o tema, recomendo!)


*** Belo Horizonte, 11 de agosto de 2020 (148 dias de isolamento social e contando!)


Nenhum comentário:

Postar um comentário