domingo, 16 de agosto de 2020

Pílulas para Melhorar: #6 - Pensamento Complexo

Trecho extraído de Conceito de pensamento complexo

"A noção de pensamento complexo foi assim denominada pelo filósofo francês Edgar Morin e refere-se à capacidade de interligar diferentes dimensões do real. 

Perante a emergência de acontecimentos ou de objetos multidimensionais, interativos e com componentes aleatórios, a pessoa vê-se obrigada a desenvolver uma estratégia de pensamento que não seja redutora nem totalizante, mas reflexiva. 

Morin chamou essa capacidade de pensamento complexo.

Este conceito opõe-se à divisão disciplinar e promove uma abordagem transdisciplinar e holística, mas sem abandonar a noção das partes constituintes do todo."

O médico e psicoterapeuta Humberto Mariotti é considerado o maior expoente do pensamento complexo no Brasil. Ele define complexidade como:

A multiplicidade, o entrelaçamento e a contínua interação da infinidade de sistemas e fenômenos que compõem o mundo natural e as sociedades humanas. Os sistemas complexos estão dentro de nós e a recíproca é verdadeira”.

Para o Programa Melhore! eu selecionei dois livros do Professor Mariotti para a biblioteca de referência, incluindo este:



O outro eu cito aqui: IE: uma "bibliografia alternativa" (aliás vários dos livros citados nesta postagem entraram na bibliografia do Programa)

Para mim uma das coisas mais práticas e aplicáveis do pensamento complexo, que uso na vida, no trabalho e até nas minhas aulas de gerenciamento de projetos, são os Operadores Cognitivos do Pensamento Complexo:

1. CIRCULARIDADE: “Os efeitos retroagem sobre as causas e as realimentam.”

2.AUTOPRODUÇÃO: “Os seres vivos produzem, eles próprios, os elementos que os constituem e se auto-organizam por meio desse processo.”

3. O OPERADOR DIALÓGICO: “Há contradições que não podem ser resolvidas. Isso significa que existem opostos que são ao mesmo tempo antagônicos e complementares.”

4. O OPERADOR HOLOGRAMÁTICO: “As partes estão no todo, mas o todo também está nas partes.”

5.INTERAÇÃO SUJEITO-OBJETO: “O observador faz parte daquilo que observa.”

6. ECOLOGIA DA AÇÃO: “As ações com frequência escapam ao controle de seus autores e produzem efeitos inesperados e às vezes até opostos aos esperados.”

Um motor de carro de Fórmula 1 é complicado, a cabeça de uma criança de 7 anos é complexa. Com muito estudo e dedicação eu consigo entender e fazer ajustes no primeiro com praticamente 100% de precisão, mas isto é impossível num sistema complexo como a cabeça de uma criança (ou de qualquer outro ser humano).


*** Belo Horizonte, 16 de agosto de 2020 (153 dias de isolamento social e contando!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário