quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Pílulas para Melhorar: #4 - Mindfulness

 Conceito popularizado no mundo ocidental pelo médico americano Jon Kabat-Zinn, em seu livro  “Wherever You Go, There You Are: Mindfulness Meditation in Everyday Life” (1994).



Ele estudou sobre o tema e passou a usar técnicas de mindfulness com seus pacientes, e obteve resultados fantásticos.Este livro de certa forma me fez deixar de lado o preconceito que tinha contra meditação, pois sempre tive ressalvas ao componente religioso que em geral era associado ao processo. 

Minha visão pessoal: mindfulness significa atenção plena e total no momento presente, vai muito além da prática da meditação e pode ser praticada a qualquer momento e de diversas formas.

Provocação: você está presente de verdade aqui e agora? Está focado no que leu até aqui? Se não, volte ao início e procure ler desta forma, isto já é uma prática de mindfulness.

Lembre-se, do passado só podemos tirar lições aprendidas e lembranças, e nosso futuro depende de nossas ações aqui e agora!


Vídeo comigo falando sobre mindfulness em 2017 


Termino com duas dicas musicais para praticar um tiquim de mindfulness: separe um tempo e pare por 12 minutos para assistir com calma este clip MARAVILHOSO, especialmente se gostar de cinema (ele é todo muito bem filmado em plano-sequência) e Pink Floyd:


E se gosta de Pink Floyd deve ter notado as influências, e já que está aqui confira mais este vídeo:


Por questões muito pessoais (quando eu estava doente um amigo me mandou um clip dele cantando esta música e tocando guitarra, e recebi este clip num momento em que estava bem pra baixo) e pela beleza da música eu me emociono e me acalmo toda vez que a escuto.

*** Belo Horizonte, 13 de agosto de 2020 (150 dias de isolamento social e contando!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário